O que vai acontecer com o financiamento do imóvel pela influência da Selic

Selic para lá, Selic para cá… Não tem jeito, as taxas de juros movimentam a economia e, é claro, as negociações imobiliárias. A pergunta que não quer calar é: com a Selic em alta, o bom momento para comprar imóveis está acabando? Entenda a relação do financiamento do imóvel pela influência da Selic.

SELIC e o mercado imobiliário

A Selic é uma taxa básica de juros da economia brasileira. Então, ela influencia investimentos em renda fixa e operações de crédito. E aí, adivinha? Tem tudo a ver com o financiamento imobiliário.

A Selic apresentou uma queda histórica em 2020 e, com isso, os juros imobiliários ficaram bastante atrativos. Mas a economia é cíclica e novos números já são apresentados para o mercado. De 2% ao ano, a taxa SELIC agora está a 2,75% e a expectativa dos economistas é de que os valores subam para 5,5% até o final do ano. 

Mas será que esse aumento da Selic faz com que os juros imobiliários voltem a subir automaticamente?

Por que não esperar para financiar seu imóvel

É claro que existem variações do financiamento do imóvel pela influência da Selic, mas esse aumento não é sentido imediatamente pelo cliente. 

Ou seja, se você está com interesse em financiar um imóvel agora, ainda aproveita as menores taxas de juros imobiliários de todos os tempos. A grande questão é que, aos poucos, o aumento da Selic vai, sim, impactar no aumento dos juros na compra da sua casa ou apartamento. 

A dica é: se você gostou de um imóvel e se preparou financeiramente para essa aquisição, tem essa última chance de garantir as menores taxas de juros do crédito imobiliário. Isso porque elas continuam na mínima histórica, que é a partir de 6,25% ao ano. Mas não por muito tempo!

Outra questão que você não pode deixar de levar em consideração é a oferta de imóveis. Mas calma que a gente te explica abaixo.

Mais clientes financiando

Após um ano de pandemia, o mercado de imóveis segue em retomada e vários lançamentos estão sendo feitos em Juiz de Fora

O que isso significa? Além de conseguir aproveitar os juros baixos, você agora tem mais chance de pesquisar imóveis, avaliar condições em bancos diferentes, comparar e, claro, negociar! A concorrência (tanto bancária quanto imobiliária) pode proporcionar melhores negócios para você, cliente.

Por outro lado, se várias outras famílias também estão fazendo essa mesma aquisição que você, então os preços naturalmente tendem a acompanhar essa procura. De qualquer forma, “com a taxa de juros menor, mais pessoas compram casas e apartamentos e a tendência é de que os preços não se mantenham tão baixos por muito tempo”.

Resumo do mercado imobiliário em 2021

Acompanhar as notícias de economia não é uma tarefa fácil, principalmente em momentos sensíveis como na pandemia. Soma-se a essa confusão o fato de que são vários pontos que impactam no valor final para você financiar. 

Então, confira um resumo de tudo o que você precisa saber para a economia do seu bolso:

  • A Selic subiu e a expectativa é que essa taxa continue aumentando e pressionando os juros imobiliários para cima a longo prazo;

  • A alta do dólar também impacta no cálculo do seu financiamento imobiliário pois deixa o material de construção mais caro;

  • Segundo o índice FipeZap, houve nos últimos meses um aumento no valor médio dos imóveis;

Se ficou alguma dúvida sobre o financiamento do imóvel pela influência da Selic, já sabe: só deixar seu comentário ou escolher o corretor que mais combina com o seu perfil para conversarem de forma aprofundada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *