Dicas para vender um imóvel com êxito

Antes de vender o seu imóvel é importante lembrar que esses tipos de transação envolvem grandes valores e riscos, já que ficará exposto à falsos compradores ou golpistas, por exemplo.

A opção mais confiável para minimizar esses riscos é contar com o auxílio de profissionais capacitados para realizar as negociações de compra e venda do imóvel, desse modo a Viana Investimentos possui diversos corretores que podem proporcionar uma negociação mais justa e segura para ambos os lados.

Listamos algumas dicas importantíssimas para obter sucesso na venda de sua casa ou apartamento:

Verifique a documentação do imóvel

A dica corresponde à uma parte burocrática, mas extremamente necessária que pode determinar a demora ou rapidez em que a venda irá se concretizar. Sobre a documentação, é necessário que esta esteja completamente em dia, sem pendências, nem dívidas, para evitar desperdício de tempo e facilitar no momento da transação.

Pois imagine que um comprador se interessa por uma casa, mas o vendedor informa que os documentos do imóvel não estão prontos para a venda, talvez o comprador perca o interesse por essa casa específica e procure outra, certo? É importante considerar que o mercado imobiliário é bem vasto, com inúmeras possibilidades, certamente possuir todos os documentos necessários irá lhe dar uma vantagem para obter sucesso da negociação. 

Então para evitar problemas futuros, verifique a documentação do imóvel e do vendedor (documentos pessoais), além de informações, como: se o imóvel possui pendências judiciais ou financeiras, se há questões envolvendo inventário ou penhora, se o pagamento do IPTU está em dia, entre outras.

Verifique a necessidade de realizar pequenos reparos no imóvel

Antes de abrir o imóvel à visitação é interessante verificar se o mesmo está precisando de reparos, e realiza-los o quanto antes, pois quanto melhor for o estado da casa, maior será a chance de despertar o interesse de possíveis compradores.

Assim, você poderá consertar defeitos mais aparentes, resolver problemas elétricos, entre outros. Mas não esqueça de calcular os gastos com os possíveis reparos e reforma. Além disso, outros detalhes também são importantes, como o estado de conservação de janelas, portas, etc. Por isso contar com uma imobiliária pode facilitar esse processo. 

Disponha de todas as informações sobre o imóvel

 

Ao pôr um imóvel à venda, o vendedor precisa dispor de informações primordiais sobre a casa ou o apartamento em questão, então a dica é realizar um levantamento das características do imóvel, desde as mais básicas como a quantidade de quartos, metragem, número de vagas de garagem, até mais específicas, como a existência de comércios, ou escolas nas proximidades. Se o imóvel for localizado em um condomínio, disponha de informações sobre o preço do condomínio, a cota condominial (explicamos no post anterior), estrutura do condomínio, entre outros.

Uma dica, realizar esse levantamento antes de precificar o imóvel, pode ser de grande valia, já que deve-se considerar (entre outros diversos fatores) o valor real de mercado da região em que se localiza sua casa. Portanto, tenha muita cautela para não estipular preços muito acima do valor de mercado, pois isso pode afastar a procura pelo seu imóvel, bem como, atente-se para não colocar um valor inferior do que seu imóvel realmente vale.  

Vantagens de vender um imóvel através de uma imobiliária

No último tópico apresentamos as vantagens de contar com auxílio profissional para realizar uma transação tão importante como a venda de sua casa ou apartamento.

No quesito divulgação, a Viana Investimentos, anuncia os imóveis no site da imobiliária, além de divulgar nas redes sociais, e nos principais portais de anúncio, que atualmente representam um canal de grande procura pelos compradores.

Nossos corretores estão preparados para realizar uma avaliação apta a determinar o real valor do imóvel, já que diversos são os fatores que podem influenciar o preço do mesmo. Assim, o conhecimento, a prática e a precisão podem ser aliados nesse processo, além disso, quanto ao item 2 deste post, o corretor sabe como deixar o imóvel mais atraente para os compradores, podendo lhe dar dicas de alterações necessárias. 

Outra vantagem diz respeito à negociação, a Viana Investimentos possui corretores especializados em vendas de imóveis, estes estão habituados a filtrar as propostas reais, das propostas de possíveis curiosos, direcionando a negociação para os reais interessados.

Além disso a imobiliária realiza a conferência da documentação do imóvel, dos documentos do comprador e do vendedor, bem como a veracidade da negociação em geral.

Por fim, vender um imóvel através de uma imobiliária, possibilita uma segurança maior ao negócio, já que atualmente vem crescendo os casos de estelionatários que aproveitam-se de vendedores inexperientes para aplicar golpes. Uma forma de evita-los é contar com profissionais experientes para realizar uma análise detalhada da documentação, além de questões envolvendo a visitação do imóvel, por exemplo.

Por: Rafaela Cristina da Costa Silva e Edson Yoshiaki Aoyama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *