Pensando em construir? Veja como está o setor da construção civil

Durante a pandemia, muitas famílias viram a necessidade de mais espaço em casa e, com isso, decidiram construir. Se identificou com essa decisão? Veja um panorama de como está o setor da construção civil atualmente e se programe para construir uma casa ou fazer reformas.

Baixo estoque

As notícias de que alguns materiais estavam faltando foram muito graças a paralisações do setor por conta das medidas de segurança no combate ao Covid-19.

Quando as atividades da indústria foram retomadas gradualmente, o mercado começou a repor as prateleiras e depósitos. Assim, as pessoas que estavam esperando esse retorno para continuarem suas obras, rapidamente compraram os itens que chegaram. E aí, adivinha? Foi gerada uma nova escassez na área porque o estoque está sendo preenchido com mais lentidão do que antigamente.

O problema é nacional e envolve tanto as construtoras quando as lojas para atendimento ao público em geral.

Alta demanda

Além do estoque em baixa, outros fatores influenciam na instabilidade de como está o setor da construção civil. A alta do dólar é um deles pois impacta no preço da matéria prima de alguns itens. Outra questão é o aumento da demanda pela construção de casas. Como resultado, os produtos ficaram em falta e subiram de preço.

Mas o que fez as famílias desejarem construir suas residências agora?

Na pandemia, ficar em casa deixou de ser só uma opção de conforto e se tornou questão de segurança. Com o passar dos dias, muitas pessoas perceberam que precisavam de mais espaço, seja para as crianças brincarem, para fazerem um churrasco no final de semana ou para a montagem de um home office. Assim, a escolha de se construir uma casa ganhou força.

Enquanto muitos sonham com a construção de uma casa, a pandemia fez com que esse desejo ficasse ainda mais latente. Consequentemente, o mercado imobiliário e o da construção civil sentiram os impactos dessa nova demanda.

O que fazer?

Se você está com interesse em fazer algum tipo de reforma em casa ou até mesmo construir uma residência, a pesquisa e análise do cenário mais uma vez se mostra imprescindível antes de qualquer decisão.

Para evitar dor de cabeça, já sabendo como está o setor da construção civil, você pode pedir orçamentos em diferentes empresas que incluam o prazo de entrega dos materiais.

Outra questão é o planejamento. A expectativa do setor é de uma possível normalização para o início de 2021. Então coloque na balança os imprevistos tanto por questões financeiras quanto em relação à entrega dos itens pela empresa contratada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *