3 motivos para investir em loteamentos

O aquecimento do mercado imobiliário aliado às notícias de uma previsão de alta do PIB brasileiro e queda da taxa Selic está atraindo a atenção de investidores para o setor. Uma das modalidades que entrou no radar dos novos compradores são os loteamentos e terrenos em bairros planejados com infraestrutura completa. Em formato fechado ou aberto, o segmento tornou-se aposta garantida de retorno para este público.

Um dos motivos que contribuem para esse interesse, está a escassez de terrenos para verticalização em grandes centros, o que tem encarecido o metro quadrado da área construída. Em contrapartida, o investimento em loteamentos destaca-se pelas vantagens como a valorização constante – mesmo em tempos de crise -, custo baixo, segurança e rentabilidade do negócio. Realizar a aplicação nessa área, inclusive, pode ser mais interessante que optar por imóveis prontos.

Dentre as principais vantagens ao aderir a esse tipo de nicho estão:

Valorização e Segurança do Negócio

A valorização e a segurança do negócio são os dois quesitos sempre procurados por investidores. É comum, no mercado financeiro, a perda da rentabilidade quando se opta por segurança. Porém, para quem investe em loteamento, essa reação negativa não costuma acontecer. Isso porque, a desvalorização de loteamentos costuma ser extremamente rara.

O terreno é valorizado conforme o crescimento do entorno com comércios, shoppings e acessos a transporte público. Com o desenvolvimento das cidades e a busca por segurança e qualidade de vida, os loteamentos tornaram-se uma tendência e a procura por bairros planejados está sempre em alta, o que nem sempre acontece com imóveis já prontos.

Já a segurança do negócio é garantida pela documentação do proprietário do terreno. O resultado é a maior proteção aos direitos de quem detém um bem durável. Por exemplo, se comparado com a poupança, o lote não poderá sofrer ação do governo ou do banco.

Facilidade de Investimento

As opções de financiamento de loteamentos costumam ser mais acessíveis e menos burocráticas devido ao valor mais baixo. Essa facilidade do negócio faz com que muitos compradores, na hora de investir, optem por terrenos do que apartamentos e casas.

Isso sem contar que, essa modalidade também possui condições especiais e incentivos para a compra, como taxas de juros menores e financiamento do valor total.
É possível experimentar um processo mais simples e com mais incentivos ao decidir por esse tipo de negócio.

Maior liquidez

Outro item que atrai os investidores é o termômetro do mercado. A procura por loteamentos manteve-se até mesmo durante a crise. Afinal, ao contrário dos imóveis prontos, adquirir um terreno é mais barato. Desta forma, as oscilações do mercado imobiliário tendem a aumentar a procura por terrenos, em qualquer época do ano, o que traduz a maior liquidez esta modalidade de investimento.

Ao investir em um imóvel pronto, existe certa dificuldade em negociar esse bem, conforme indicativos econômicos e políticos. Já o loteamento é uma aplicação que possui maior liquidez, pois é mais fácil vendê-lo. Essa característica é devido ao valor menor se comparado com o de uma construção e, em parte, também em consequência da alta demanda por espaços urbanos.

Como investir em loteamento:
Na hora de optar pelo investimento em lotes e terrenos é preciso ficar atento a alguns cuidados. O primeiro passo é consultar uma empresa responsável que seja de qualidade e confiança, porque somente assim você terá a certeza de que é um bom negócio.

Localização e facilidades de acesso ao empreendimento, infraestrutura do entorno, facilidades no pagamento, solidez e confiabilidade dos empreendedores são outros itens que devem ser avaliados.

A última etapa é verificar a documentação, checar a existência de saneamento básico e pesquisar junto à Prefeitura e ao Cartório de Registro de Imóveis para conferir a situação do lote e para garantir que o investimento seja possível.

Quer conhecer e investir em loteamentos na cidade de Porto Velho? Entre em contato conosco pelas nossas redes sociais Facebook, Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *