Pets na mudança: 5 dicas pra uma melhor adaptação

Uma mudança de residência costuma demandar um bom nível de planejamento. É preciso organizar todas as suas coisas, embalar, contratar uma empresa especializada ou, pelo menos um carreto, entre outros pormenores. E essa lista de tarefas ganha um item ainda mais importante quando se tem um animal de estimação

Para que você faça uma mudança mais tranquila e sem estressar ainda mais seu pet, você pode deixar seu bichinho hospedado em hotéis para pet. Na hospedagem domiciliar, os pets são hospedados na casa dos anfitriões, mantendo toda a rotina, cuidado, amor e carinho que eles têm quando estão em casa. E tudo isso você pode acompanhar através de fotos e vídeos ao longo da hospedagem enquanto realiza a mudança com calma.

1. Mantenha os animais de estimação distantes no dia da mudança

De acordo com uma adestradora de cachorros ouvida por Erica, a melhor coisa a se fazer no dia da mudança – que costuma ser corrido e um pouco confuso – é deixar os cães em algum outro lugar, para que eles não se estressem com a movimentação.

6 dicas para distrair o seu cachorro que passa um tempo sozinho em casa

Já de acordo com um especialista em comportamento de gatos, a melhor forma de lidar com os felinos é confina-los em um cômodo no local antigo ou no novo lar, para mantê-los afastados da atividade. De preferência com uma placa na porta fechada com a mensagem “gato dentro: por favor, não abra a porta”, para evitar fugas.

2. Não lave as coisas dos animais antes da mudança

Esse é um grande erro que as pessoas não devem cometer numa mudança com animais. Cheiros familiares aliviam a ansiedade dos pets. 

Veja alguns truques básicos que você pode ensinar ao seu cachorro na  quarentena!

Caminhas, cobertores, brinquedos, caixas de areia e tigelas de comida e água trazem o perfume da casa antiga pra nova. E isso reduz substancialmente o estresse dos animais de estimação, fazendo com que eles se adaptem mais rapidamente.

Uma boa sugestão é não empacotar os itens dos animais de estimação até o último minuto, para que eles se sintam em casa enquanto você prepara a mudança.

3. Fique de olho neles em seu novo ambiente

Após a mudança com pets, especialistas recomendam que eles sejam observados de perto enquanto exploram o novo ambiente. Além disso, é importante verificar possíveis rotas de fuga. 

Passeios pela vizinhança aconteçam aos poucos, um passo de cada vez, para facilitar a adaptação às novas imagens e sons com os quais o bichinho terá contato.

Pin em Bichos de Estimação

Se possível, apresentar-se, junto com seu animal de estimação, aos vizinhos. Dê seu número a eles e explique que seus pets ainda estão se adaptando a o novo local. E, por isso, pode ser aconteçam alguns latidos a mais, por exemplo.

4. Não altere muito a configuração

O território doméstico é tudo pros felinos. Eles se sentem mais seguros em espaços familiares. A mudança pode causar comportamentos incomuns, fazendo com que eles se escondam mais, demonstrem medo e se expressem de forma mais vocal. Por isso, a criação de uma “sala segura”, com as coisas necessárias e favoritas de seus gatos nas primeiras horas, dias ou até semanas pode ajudar na adaptação. Uma vez que se sintam confortáveis e comecem a agir como de costume, eles podem ficar mais livres pra explorar o resto da casa.

No caso dos cachorros, recomenda arrumar camas, caixotes e brinquedos o mais próximo possível da configuração antiga. Pra dar aos cães uma sensação de familiaridade com a localização de suas coisas e fazer com que se sintam mais à vontade.

5. Evite alterar a rotina de seus animais de estimação

As rotinas são importantes para cães e gatos. Portanto, manter horários regulares de alimentação, caminhada, atividades lúdicas e outras tarefas familiares cria estabilidade.

Segundo o especialista em comportamento de gatos, “eles realmente confiam em seus cobertores, camas e brinquedos favoritos pra se sentirem seguros. E a rotina é muito importante pra eles.

O tempo é o melhor aliado na mudança com pets

No final das contas, numa mudança com pets, é preciso ter em mente que a adaptação de um animal de estimação a uma nova casa sempre levará algum tempo. O quanto irá demorar depende do animal. E uma dica importante dos especialistas: tenha sempre por perto os registros médicos, eventuais números de microchips e fotos atuais do seu pet em mãos, caso ele se perca.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis e, se gostou de artigo, contribua com o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *