Como fica o imóvel após a separação do casal?

Durante a pandemia, os cartórios registraram um aumento de quase 20% nos pedidos de divórcio. Entre as questões a serem resolvidas, está a situação da casa ou do apartamento adquirido enquanto casal. A fim de passarem por esse momento delicado com mais tranquilidade, selecionamos tudo que precisam saber referente ao imóvel após a separação.

Documentos pessoais

Primeiro, vamos começar com o básico. A mudança do status de casado para solteiro interfere no seu imóvel. Isso você já imaginava, certo? O que pouca gente não sabe é que a documentação de ambos precisa estar atualizada para darem prosseguimento na compra ou venda de um imóvel após a separação.

Sim, documentos pessoais interferem e muito no antigo e no novo lar de vocês! Então, é hora de deixar tudo registrado e evitar surpresas desagradáveis com a burocracia.

Assim que tudo for esclarecido entre o casal, se atentem para a papelada. Dessa forma, os dois seguem sem pendências relacionadas tanto ao imóvel antigo quanto à futuras aquisições imobiliárias.

Documentos do imóvel

Já falamos aqui da atualização dos documentos pessoais, mas outro ponto que precisa de atenção é a documentação do imóvel em si. Isso mesmo: a papelada do imóvel comprado em casal precisa também ser atualizada.

Entenda o passo a passo dessa atualização e as implicações de não se ter uma matrícula do imóvel com informações atuais. Spoiler: vocês podem perder tempo e dinheiro se não tiverem uma matrícula correta, viu?

Ficou claro que as providências legais devem ser tomadas o quanto antes, inclusive no que diz respeito a casa ou apartamento, certo? Por mais que o casal não queira vender ou comprar um outro imóvel após a separação, muita gente resolve a parte legal da comunhão em si, mas deixam para depois a documentação desse bem da família.

É interessante resolver a papelada do imóvel junto com a separação a fim de evitar longos meses de espera quando essa decisão chegar.

Financiamento em andamento

Já foi citado o caso do imóvel quitado no banco, ou seja, que era de fato de posse do casal. Mas quando o casal decide se separar e a casa ou apartamento ainda está sendo financiado, a situação muda.

Com o divórcio, divide tudo? Ninguém pode ficar no imóvel? E se uma pessoa pagou mais prestações? Calma lá!

Agora é momento de analisar as opções do imóvel após a separação. Vocês podem chegar num acordo em que um sai do financiamento e o outro continua pagando as parcelas, se houver renda suficiente para esse comprometimento solo. 

Devolução do imóvel

Pode acontecer do banco não aprovar a ficha de solteiro do ex-cônjuge que tinha interesse na residência e, assim, não ser possível continuar o financiamento solo já que, apenas junto, o casal tinha uma renda mensal que suportava as prestações. Nesse caso, o que fazer com o imóvel após a separação?

Nesse momento alguns podem achar que, do mesmo jeito que se desfizeram de itens pessoais, o imóvel pode ser “devolvido” ou ter o seu financiamento cancelado.

Novo imóvel após a separação

  • Visite os imóveis sem sair de casa pelo nosso site;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *