10 dicas para decorar o apartamento alugado

Hoje já é bastante comum ver pessoas que não têm o sonho de uma casa própria. Alugar um imóvel e ter a possibilidade e a flexibilidade para estar sempre em um lugar melhor atrai muitas famílias. Principalmente as novas gerações têm escolhido o aluguel como um estilo de vida. E quanto aos móveis e decoração? Por que ter dicas para decorar o apartamento alugado ou fazer projeto para um lugar que em 2, 3, 5 anos poderá deixar de ser seu?

É por isso mesmo que a decoração deve acompanhar o seu estilo de vida e não ter cara de provisória. Um ano que seja, vivendo em um lugar, é muito tempo para se viver provisoriamente. Para isso a decoração deve ser muito agradável, confortável e fácil de ser levada para outro lugar! 

Dica 1: Evite fazer móveis planejados

A menos que o proprietário do imóvel tenha interesse em ficar com eles (vale a pena tentar uma negociação), não faça móveis planejados. Compre ou mande fazer móveis soltos com tamanhos mais padronizados. 

Nem grandes demais nem pequenos demais, para que seja mais fácil reutilizá-los em outro imóvel.

Dica 2: Não economize com pintura

De todo jeito você terá que pintá-lo para a entrega do imóvel, então aproveite! Uma das principais dicas para decorar o apartamento alugado é a pintura em meia parede, escolhendo uma parede de destaque ou a pintura do teto. O céu é o limite em se tratando de tintas! 

Se precisar de um empurrãozinho, pesquisa no Pinterest por “pinturas de parede” e quem sabe você não sai de lá convencido a fazer um diy (faça você mesmo)?

Dica 3: Aproveite os espaços, não foque apenas nos móveis de chão

Posicionar objetos em diferentes alturas é o segredo para um design bem pensado. Pensa junto comigo: uma luminária de piso alta, uma poltrona confortável com almofadas, um quadro na parede e um tapete no chão. 

Conseguiu visualizar? Esse é um exemplo do que os objetos distribuídos em camadas e alturas podem fazer.

Dica 4: Que tal decorar com plantas? 

São objetos fáceis de transportar e podem ser naturais, definitivas ou artificiais. Faça a escolha de acordo com o seu estilo de vida e seu tempo para cuidar. Tenha sempre em mente que as plantas humanizam o ambiente e trazem vida!

Dica 5: Iluminação é um ótimo investimento

A iluminação é a queridinha entre as dicas para decorar o apartamento alugado. Isso porque ela consegue mudar a cara do ambiente com facilidade. 

Luminárias de parede, de mesa, de piso ou até mesmo algumas específicas de teto podem transformar aquela sala/quarto sem graça do imóvel alugado. Uma boa opção é usar trilho de iluminação. Normalmente não existem muitos pontos de iluminação no teto em imóveis para alugar. 

Com a instalação dos trilhos conseguimos distribuir a iluminação com spots por todo o ambiente, proporcionando uma iluminação focada em objetos específicos e destacando sua decoração.

Dica 6: Abuse de quadros, painéis, pôsteres, fotos e decoração nas paredes sem graça

Não precisa encher uma parede de quadrinhos para usar algumas dessas dicas para decorar o apartamento alugado. Mas é importante ir aos poucos colocando sua identidade e objetos que você adquiriu durante a vida. Pense em maneiras criativas de usar coisas compradas em viagens, lembranças da infância, presentes de amigos ou até uma coleção. 

Pois é isso que mostra que aquele lar é seu. É importante verificar antes se você pode furar as paredes, mas em todo caso existem os ganchos autoadesivos e as fitas dupla face, que suportam até 5kg por alguns cm de fita.

Dica 7: Tapetes trazem a sensação de ambiente decorado

Use tapetes para deixar o ambiente mais aconchegante e incrementar a decoração. 

Além de poder usá-los estrategicamente para disfarçar aquele piso mais antigo que não te agrada muito, você pode ainda criar uma composição com tapetes diferentes para ampliar a área a ser “escondida”.

Dica 8: Aquele azulejo antigo da cozinha te incomoda?

Existem várias opções de adesivos de azulejos no mercado. Em estampas geométricas, coloridas ou mais sóbrias, eles podem te ajudar a mudar a cara da sua cozinha gastando pouco e de uma forma totalmente reversível. 

Essas dicas para decorar o apartamento alugado também valem para os azulejos do banheiro, mas é bom verificar a qualidade e durabilidade dos adesivos nos locais com água constante.

Dica 9: Opte pelas cortinas

Cortinas e persianas são um pouco mais difíceis de se conseguir reaproveitar em um novo espaço. A dica é optar pelas cortinas sempre que possível. Escolha um tamanho maior que a janela e mais alta que a parede. 

Quanto à altura, peça para uma costureira fazer bainha com o que ficar arrastando no chão. Caso você vá para um local com pé direito mais alto, é só desfazer a bainha! Quanto à largura, se a cortina ficar maior que a janela é só franzir mais.

Dica 10: Se puder, contrate um profissional da área

No geral, é importante pensar no fator econômico ao colocar em prática as dicas para decorar o apartamento alugado e investir nesse tipo de imóvel, mas não devemos deixar de considerar que ali será nosso lar por algum tempo. 

Seja ele por 1 ano ou 10 anos, é um tempo de vida que não poderemos reviver.

Por isso, se puder, busque um profissional que possa te auxiliar nesta etapa, porque o seu lar é o lugar mais importante para a sua vida hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *