Nos textos anteriores, abordamos alguns cuidados que devem ser tomados antes de comprar ou vender um imóvel, como escolher o imóvel ideal, a forma de financiamento, entre outros aspectos.
Mas você já ouviu falar sobre análise de risco de uma transação imobiliária? E mais, sabe quais os benefícios e a necessidade de realizá-la para garantir uma maior segurança à sua transação?
Preparamos esse texto para esclarecer algumas dúvidas sobre a questão.
O que é?
Para que o comprador não seja pego de surpresa com questões referentes ao seu imóvel, faz-se necessária a análise de risco, que tem por objetivo identificar possíveis riscos da transação imobiliária e minimizá-los, através da verificação aprofundada da documentação do imóvel, além de características jurídicas do mesmo.
No mercado imobiliário, esse procedimento é conhecido como diligência, cuja análise documental é realizada de forma criteriosa e representa uma importante etapa do procedimento, para evitar, por exemplo, que problemas relacionados aos antigos proprietários alcancem o imóvel.
Atenção! No Brasil, a legislação prevê a possibilidade de um imóvel ser penhorado ou bloqueado para garantir o pagamento de algumas dívidas, principalmente quando são objeto de ações judiciais. Sobre o assunto o Código de Processo Civil dispõe que:
Art 789,
“O devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento de suas obrigações, salvo as restrições estabelecidas em lei”.
Portanto, é necessário contar com o auxílio de profissionais capacitados, para identificar questões como: a existência de dívidas sobre o imóvel; se o imóvel é regularizado e está apto a ser vendido; se há ações judiciais que possam prejudicar a transação, entre outros.
Ressalta-se que a Viana Investimentos possui uma larga experiência em transações imobiliárias, sendo que seus corretores atuam para assegurar a compra, venda ou aluguel de seu imóvel.
Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato para mais informações.
Rafaela Silva