O cimento queimado colorido é uma das principais tendências quando se trata de encontrar um revestimento moderno e eficiente. Por ser uma proposta bastante diferente, torna-se comum ter várias dúvidas sobre o assunto, que vão desde o processo de fabricação até os locais onde é possível aplicá-lo.
Por esse motivo, o primeiro passo envolve conhecer mais sobre o cimento queimado tradicional para depois partir para as particularidades da opção colorida. Como resultado, fica muito mais simples combinar o rústico com o sofisticado em ambientes alegres na medida certa.
Saiba tudo sobre o cimento queimado
O cimento queimado é um revestimento para chão que traz um visual de cimento bruto no acabamento. Já em sua superfície, o aspecto final se mostra em traços lisos e acabamento superficial. Com isso, é possível alcançar um resultado com vários tons de cinza, desde os mais claros até os mais escuros, e algumas manchas.
No caso do cimento queimado colorido, é adicionado pigmento no próprio cimento para que o processo seja realizado com a cor desejada pelo proprietário do imóvel. Atualmente, no mercado estão disponíveis algumas cores. São elas: amarelo, verde, azul, preto, marrom e vermelho.
Entenda onde ele pode ser usado
De maneira geral, tanto o cimento queimado quanto o cimento colorido podem ser usados em diversos ambientes, sendo interessantes em uma casa com visual industrial, rústico ou mais moderno.
1. Piso
Como opção para piso em apartamento, por exemplo, o cimento queimado colorido se tornou uma excelente pedida. Isso porque tem fácil manutenção e alta durabilidade. Por não possuir juntas que separam os blocos, visualmente a sensação é de amplitude em espaços compactos.
Ele costuma ir muito bem em pisos de diversos cômodos, como salas, quartos, banheiros e cozinhas. O colorido ganha ainda um charme a mais no quarto das crianças, pois, de acordo com a cor escolhida, como amarelo ou verde, traz mais energia ao ambiente.
2. Paredes
Você sabia que uma parede de cimento queimado também é moderna e funcional? A ideia aqui é alinhar inovação com a necessidade de passar um ar mais minimalista e aconchegante.
Por exemplo, para dividir uma sala entre social e o espaço do home office, a colocação do cimento queimado preto costuma cair muito bem e deixar um aspecto sóbrio.
Isso vale também, é claro, para todos os cômodos da casa. Desde o quarto das crianças até as paredes do banheiro. O que importa é usar a criatividade, porque o cimento queimado, apesar de trazer o visual minimalista, não se prende somente a isso e abre um verdadeiro universo de possibilidades.
3. Espaço Gourmet
Para quem sonha com um espaço gourmet em casa, saiba que é possível montá-lo mesmo que não exista muito espaço. No formato de balcão, por exemplo, o cimento queimado é capaz de deixar o ambiente chamativo e diferenciado na medida certa.
Esse tipo de revestimento também pode ser aplicado no banheiro, pois ele apresenta um bom desempenho em áreas úmidas da casa e traz segurança.
Veja quais são os cuidados especiais
O cimento queimado colorido exige alguns cuidados especiais. Antes de mais nada, é necessário que um profissional especializado no assunto seja o responsável pela instalação do revestimento.
Depois disso, avalie se o material é resistente à incidência de raios UVA e UVB para que não aconteça a possibilidade de descoloração conforme o sol entra.
Vale destacar que, mesmo com o nome de cimento “queimado”, seu processo de fabricação não usa nenhum tipo de ferramenta quente na produção. O processo acontece com uma argamassa de cimento que mistura areia e água, sendo feito diretamente no local.
Aplicação do cimento queimado colorido
Após escolher o local onde o cimento colorido será aplicado, as etapas são praticamente as mesmas da aplicação do cimento queimado tradicional. O pigmento precisa se misturar ao pó do cimento para que aconteça a distribuição na superfície. Tudo isso conforme a recomendação feita pelo fabricante.
A questão do brilho, que em algumas situações se torna difícil de conquistar no piso de cimento queimado colorido, é feita com a aplicação de resina acrílica com base solvente.
O mais importante, em uma situação como essa, é ter atenção ao local de aplicação por conta da possibilidade da resina tornar o espaço mais escorregadio.
Depois disso, são aplicadas as juntas de dilatação em cada 1 metro, aproximadamente. Aqui, a preferência deve ser pelos modelos que contêm plástico ou metal.
Por último, devemos selar o cimento. Como ele é poroso, pode absorver água, gordura ou outros itens que possam fazer com que se solte do contrapiso.
Produção de cimento queimado colorido
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de produzir um cimento queimado colorido em casa. O processo, apesar de complexo, pode ser feito por quem já tem uma certa noção do manuseio de cimento e consegue identificar o ponto certo das misturas e da pigmentação.
A produção desse tipo de cimento com coloração consiste em misturar a areia e o cimento. Logo depois, insira água aos poucos até alcançar uma massa consistente e cremosa.
Outra opção é utilizar massa corrida, acrílica ou material pronto para cimento queimado, que está disponível no mercado e faz muita diferença em termos de praticidade.
Vale destacar também que a manutenção desse tipo de piso é simples. Basta remover as sujeiras, como pó ou outros resíduos, com aspirador de pó ou vassoura comum. A lavagem acontece com água morna, pano limpo e detergente neutro.
Pronto! Agora você já sabe por que o cimento queimado colorido é uma excelente opção para sua casa. Assim, será possível alcançar uma decoração cheia de personalidade e eficiente.
Gostou das informações do artigo? Então leia outros artigos com dicas para ajudar você abaixo.