Muitas pessoas podem achar que não precisam de dicas para cuidar de plantas dentro de casa. Afinal, é só colocar água e deixar no sol que tá tudo resolvido, certo? Errado! Separamos os principais detalhes para você ter atenção, tanto na hora de escolher a planta, quanto para a sua manutenção.
1. Entenda as necessidades de cada planta
Quem não tem muita prática com as plantas, mas adora tê-las em casa, precisa se informar. E não precisa ser um estudo muito extenso não, viu? Pergunte na lojinha onde comprou a planta ou então, se foi um presente, procure saber a espécie e quais os seus hábitos.
Sim, tem muita planta que só de bater o olho não dá para saber qual é a espécie! E tem mais: sabia que a tão conhecida suculenta tem vários tipos e, nem todos seguem o mesmo ritual de luz e água?
Então, não é hora de achar que sabe tudo sobre as plantinhas e, sem querer, vai deixar ela morrer em algumas semanas. Seja pela posição na casa em que a colocou, seja pela quantidade de água que está oferecendo…
Confira, de modo inicial, algumas dicas para cuidar de plantas dentro de casa:
- Não é só saber se ela gosta ou não de sol. Procure saber se ela pode ficar recebendo sol o dia todo, se é preciso deixá-la na luz solar alguns dias da semana ou se prefere uma luz indireta.
- Mesma coisa com a água: quanto de água é suficiente, frequência a ser regada na semana.
- Entenda se é preciso adubar ou se a planta que comprou/ganhou está prontinha para crescer bem na sua casa.
- Vento pode ser um vilão para as plantas, se for muito intenso, pois resseca as folhas.
2. Atenção com o crescimento das plantas
Pronto. Com o problema da água e sol resolvidos, é hora de avançar um pouco mais nas dicas para cuidar de plantas dentro de casa. Vamos explicar sobre o seu crescimento!
Se você está prestando atenção direitinho, é normal que a planta cresça e comece a chamar a atenção no seu lar. E aí, se você reparar que as raízes já ocupam todo o vaso, pode ser a hora de levar a planta para um recipiente maior (e quem sabe, mais estiloso). Assim, ela vai continuar crescendo ainda mais linda!
Ainda falando sobre o crescimento das plantas, nada mais terapêutico do que tirar um momento para a poda! Novamente depende do tipo de planta que você tem aí em casa, mas é sempre válido tirar as folhas secas e aqueles “matinhos” extras.
Um conselho que parece bobo, mas principalmente agora que estamos mais em casa, é preciso ressaltar: tenha o número de vasos que você consegue dar conta! Saiba que as plantas que você já tem vão crescer e precisam de atenção, imagine com mais vasos que você for comprando ou ganhando ao longo do tempo…
Ainda relacionado com o crescimento das plantas, é preciso ressaltar que muitas dão flores em épocas específicas. É o caso da orquídea, presente em cada mercado de bairro e, consequentemente, nos lares de tantas famílias. Então nada de achar que a planta morreu porque as flores caíram, ein? Continue cuidado dela que, já, já, as suas cores virão alegrar a sua casa!
3. Cuidados extras
Agora você já chegou em um estágio ainda mais experiente nas dicas para cuidar de plantas dentro de casa e podemos abordar outros tópicos.
Sim, o adubo pode ser bom para as suas plantinhas! Dependendo da espécie, pode ser feito uma vez por mês, em que você reaproveita o que tem na cozinha: cascas de frutas, verduras e legumes, por exemplo.
Existem adubos líquidos e em pó, que podem ser comprados prontos. Independente do que preferir, sua planta vai ficar ainda mais linda e cheia de vida com eles, pode apostar!
Você não consegue ver no fundo do vaso e, às vezes, o seu pratinho também não te deixa enxergar muita coisa. Então, olha só que truque bacana: se você tocar na terra e sentir que ela está úmida, é melhor não aguar. Isso porque a água já pode estar empoçada dentro do vaso e aí você não quer encharcar a sua preciosa plantinha, né?
Mais dicas para cuidar de plantas dentro de casa
Gostou do conteúdo? A categoria de Casa e Cia aqui do blog tem mais sugestões para o seu lar!
Está achando que tem pouco espaço para manter hobbies como cuidar de plantas dentro de casa? Talvez tenha chegando a hora de procurar um novo lar…
Pingback: 4 passos para montar um home office definitivo – Viana Investimentos