Como usar tapetes geométricos dentro dos ambientes de casa

Geometria está por todo o lado. Ela está presente desde o desenho das nossas células e até na arquitetura das nossas residências. Quanto à decoração de interiores, a geometria pode ser vista na estampa de vários móveis e acessórios. 

Um deles, por exemplo, são os tapetes. E é sobre isto que falaremos neste texto. Então, continue lendo para saber mais sobre os tapetes geométricos na decoração.


A presença da geometria na decoração de interiores

Quanto nós falamos em geometria estamos nos referindo a questões como forma, tamanho, posição e mais propriedades. E isto tudo está relacionado às características dos elementos e dos espaços onde eles se encontram. 

No caso da decoração de interiores, a geometria pode ser vista em tudo. Ela está nos pisos, nas paredes e em outros detalhes. Só que isto fica ainda mais evidente nos objetos estampados.

Podem-se usar estampas geométricas em papéis de parede; azulejos; e revestimentos de estofados. Também em mobiliários e tecidos de cobertores, toalhas, mantas, cortinas e almofadas. 

Agora, a tendência que está mais em alta, no momento, é a dos tapetes geométricos. Sua força visual é tão impressionante que é capaz de mudar rápido e drasticamente a cara de um ambiente. Veja mais a seguir.

Por que apostar em tapetes geométricos para decoração de interiores

Nas lojas de decoração, é possível encontrar tapetes geométricos quadrados, triangulares, circulares e mais, e em muitos estilos estéticos diferentes. 

Há os com desenhos em diagonal, triângulos, retângulos, mandalas e outros mixes. E cada um, dependendo da combinação com outras estampas, seria capaz de deixar os ambientes de casa muito mais bonitos, com um ar muito mais moderno. Vale experimentar as opções.

Com tapetes geométricos é possível criar uma decoração mais bem personalizada e única, e cenários mais aconchegantes. 

Mas o resultado final pode ficar tão interessante quanto também bastante confuso, ou seja, bastante sobrecarregado. E a única forma de evitar isto é estudar, antecipadamente, as características do local – como linhas de janelas, portas e vigas.

O impacto visual de um tapete geométrico colorido, certamente, é muito maior do que um tapete mais discreto, liso ou em tons neutros. Mas pode-se chegar a um meio termo. Talvez apostar em modelos de tapetes de uma cor só, fria e escura. 

Com eles, seria possível criar, talvez, uma composição mais sóbria e sofisticada. Contudo, voltando a dizer, tudo é uma questão de estratégia de decoração.

Como harmonizar tapetes geométricos com a decoração da casa

Repetindo o que foi dito antes, no mercado, existem diversos modelos de tapetes geométricos – em várias cores, texturas, materiais e acabamentos. 

Ou seja, sempre é possível encontrar uma peça que combine com a decoração de casa. Se o ambiente é pequeno e repleto de móveis coloridos, é melhor usar uma peça de tons neutros e gramatura grande; e o contrário para ambientes amplos.

Um tapete geométrico pode até ser uma peça coadjuvante em uma decoração, mas isso é raro. 

Geralmente as estampas geométricas aplicadas aos objetos se destacam nos ambientes. E os tapetes, por cobrirem grandes áreas de piso provavelmente acabarão como um chamariz para a atenção do observador. E o seu desenho ou cor pode ser – com cautela – replicado em outros elementos presentes no ambiente.

É importante que a peça de carpete escolhida para casa combine com as tonalidades do espaço onde ela será disposta. E pode-se brincar com os complementos, usando, ao redor, peças em tons contrastantes para criar outros atrativos visuais no cenário. Mas deve-se ter cuidado extremo com a proximidade de estampas diferentes – mesmo em tons monocromáticos.

“Os prismas dão toque futurista e, em cores diferenciadas, modernizam os espaços em que são aplicados.”,

“A padronagem escandinava se apresenta com toques de cores mais neutras e conferem um estilo mais básico e minimalista.”,

“Os círculos trazem uma pegada retrô e romântica; enquanto o chevron, também conhecido como zig-zag, proporciona sensação de amplitude e dinamismo aos ambientes”.

– arquiteta Danielli Janela, em reportagem de Tua Casa.

Você pode, com um tapete geométrico, tentar, virtualmente, aumentar um ambiente de casa ou dar mais movimento a uma decoração monótona. Peças em tonalidades off-white ficam lindas em decorações infantis. 

As em cinza ou preto já combinam com decorações de escritórios, banheiros, quartos e salas íntimas. Já as mais extravagantes, com salas de estar, salas de jantar, cozinhas e varandas.

Gostou do conteúdo? A categoria de Casa e Cia aqui do blog tem mais sugestões para o seu lar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *