A menor Taxa Selic da história e por que isso é bom para você

A Taxa Selic, que tanto escutamos falar nos jornais, está no valor mais baixo já registrado. Em 12 de março de 2020, a menor Taxa Selic da história chega a 3% e possui uma estimativa de, até o final do ano, alcançar 1,75%. Mas, o que isso muda no seu consumo? Quais são as grandes alterações?

Não queremos que você seja nenhum expert em estratégias políticas, econômicas ou qualquer coisa do tipo. O objetivo aqui é te ajudar a entender a relação dessa que é a menor Taxa Selic da história com as sua própria economia em casa e nas suas compras, como é o caso de um imóvel.

Já adiantamos que você vai se surpreender com o resultado dessa conta

Regulamentação da economia 

Primeiro, é preciso saber que a Taxa Selic reflete diretamente em todas as taxas de juros. Assim, regem todos os empréstimos disponíveis nos bancos, sejam eles privados ou estatais.

O Banco Central usa a Taxa Selic como um regulador da economia. É o juros que o Brasil, literalmente, paga aos seus credores, famoso Título da Dívida Pública.

Agora é preciso entender por que a menor Taxa Selic da história é uma oportunidade passageira.

Economia cíclica

Quando a economia está andando bem, com índices altos de crescimento, às vezes isso faz com que a inflação suba.

Mais pessoas empregadas, mais pessoas comprando, automaticamente gera inflação (aumento de preço), até mesmo pela estrutura do país não comportar produzir tanto mais.

Nesse momento, o governo tende a aumentar a Taxa Selic para que os bancos privados deixem de emprestar dinheiro para as pessoas e passe a emprestar para o próprio governo. Em regra geral, é mais seguro emprestar dinheiro para o governo do que para o povo, mas isso é assunto para outro texto.

O inverso também se faz verdadeiro. Com a economia devagar, ocorre deflação. Assim, poucas pessoas procurando para comprar, força o Banco Central a diminuir a Taxa Selic, fazendo com que os bancos privados liberem mais dinheiro no mercado, que é seu produto principal, nas mais diversas formas de empréstimos.

É ai que entra o mercado imobiliário surfando nessa onda.

Menor Taxa Selic da história e o mercado imobiliário 

Uma vez que os os bancos não têm retorno ao emprestar dinheiro para o governo, eles acabam reduzindo fortemente as taxas para o financiamento imobiliário. Em alguns casos, temos taxas partindo de 2,95% ao ano.

Mas qual o motivo para isso acontecer? Justamente por ser um mercado sólido, um dos mais sólidos do mundo.

Temos hoje algo jamais visto. Nunca o mercado imobiliário teve taxas tão baixas para financiamento.

Então, em resumo, estamos sim em um momento de compra visto os valores muito mais acessíveis que tornam possível uma valorização.

Se existe a possibilidade de parcelamentos com muito mais facilidade, provavelmente mais clientes estarão buscando imóveis. Ou seja, ao longo do tempo, vai acontecer uma alta no mercado!

A roda segue girando… O importante é saber se você estará girando com ela ou não.

Onde saber mais

O tema ainda apresenta muitos desdobramentos e a informação é a melhor aliada na hora de fazer qualquer negócio. Consulte seu corretor de imóveis de confiança e escolha sua nova casa e apartamento para aproveitar a taxa de juros no seu financiamento imobiliário. Afinal, agora você paga menos para parcelar porque o empréstimo está facilitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *