Casa ou apartamento? Saiba escolher a melhor opção para você

Ao adquirir o imóvel próprio, inúmeras dúvidas podem surgir para o comprador. A mais comum é escolher entre casa ou apartamento.

Se você quer sair do aluguel ou está de casamento marcado e procurando onde morar, essa dúvida pode estar na sua cabeça. Portanto, vamos mostrar as principais diferenças e vantagens de morar em casa ou apartamento.

Comprar um apartamento

Muitas pessoas pensam que comprar um apartamento não vale a pena pelo tamanho, mas não é bem assim. No mercado, você vai encontrar diversas opções, de tamanhos variados e que atendem perfeitamente às suas necessidades.

Mas é importante ressaltar que o metro quadrado pode sair um pouco mais salgado dependendo do tamanho. 

apartamento é a opção mais indicada para quem quer começar uma vida. Para a pessoa que mora só ou é recém-casada, essa pode ser uma boa escolha. Alugar ou comprar um apartamento é uma ótima ideia para quem não precisa de tanto espaço ou quer algo mais simples. 

Além disso, os apartamentos oferecem mais segurança do que as casas, pois contam com portaria e vigilância que são pagas por meio das taxas de condomínio.

Conheça o Vilaggio Giardinni

Quem escolhe comprar o apartamento também tem outras vantagens, como opções de lazer dentro do próprio prédio. Ou seja: a história de que as crianças não podem se divertir em um apartamento é ultrapassada, pois muitos condomínios oferecem espaços incríveis para elas.

É comum que os prédios tenham jardins, com parques para as crianças, salão para festas e também churrasqueira e playground à sua disposição e de sua família.

Sem falar em outros serviços, a exemplo de piscina e salão de jogos (que devem ser incluídos na sua busca se você pretende aproveitar esses itens). Mas vale ressaltar que, para usufruir de tudo isso, é preciso também aceitar as regras de convivência.

Outra vantagem é que, se houver problema de manutenção, os apartamentos contam com o zelador, responsável por cuidar e manter a ordem de tudo. Assim, o investimento mensal com condomínio é uma ótima vantagem para manter as áreas comuns bem cuidadas sem que o morador precise fazer algo mais.

Comprar uma casa

Ter uma casa é o sonho de muita gente, principalmente para quem já tem uma família formada, com filhos e animais de estimação. Ao optar por uma casa, é preciso estar atento a diversos pontos para fazer a escolha correta e não se arrepender na hora de realizar esse sonho. 

Adquirir uma casa pode envolver custos mais altos do que um apartamento. Isso porque os gastos iniciais são, geralmente, maiores do que ao comprar um apartamento. Além disso, as manutenções e reformas são de responsabilidade do proprietário da casa, logo você também terá que arcar com essas despesas.

Mas os custos podem valer a pena se você quiser investir em um lugar maior e mais confortável para sua família. Casais com crianças e animais de estimação se adaptam melhor em uma casa do que um apartamento.

Sem contar que, se você gosta de receber amigos e familiares, essa é a melhor opção. A casa dá uma sensação maior de liberdade e privacidade, pois você não está próximo de seus vizinhos como em um apartamento.

Contudo, a segurança deve ser um fator de extrema importância para definir sua escolha. Ao contrário do apartamento, com condomínio, portaria e segurança 24 horas por dia, a casa por si só não possui essa defesa.

Sendo assim, é preciso considerar em sua escolha os gastos com aparelhos tecnológicos para aumentar a segurança do lar. Existem diversas opções que ajudam a deixar a casa mais segura, como alarmes, câmeras e muro alto com cerca elétrica.

Casa ou apartamento: o que levar em consideração

Conhecendo as vantagens e desvantagens de comprar uma casa ou apartamento, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes, como a localização do seu futuro lar.

Veja a distância que terá que percorrer para trabalhar, levar os filhos na escola ou fazer as compras. Distâncias maiores podem prejudicar sua rotina.

O preço também é uma questão importante; veja qual opção cabe melhor em seu bolso e o que você pode fazer para pagar a compra de sua residência. O valor do imóvel pode influenciar, já que em um futuro você poderá vendê-lo e se mudar para local mais adequado.

Outro ponto importante é o conforto que você e sua família terão. Analise esse ponto junto com a segurança que o local oferece. Tanto a casa quanto o apartamento podem variar de tamanho de acordo com sua necessidade, basta analisar o que você e sua família precisam.

Pense na segurança, nos gastos mensais e na forma como você e sua família viverão durante os anos. Analise bem a vizinhança e os benefícios de morar em casa ou apartamento.

Outro ponto a se considerar é o estilo de vida que você leva. Para algumas pessoas que passam o dia trabalhando fora ou viajando boa parte da semana, uma casa não é o mais indicado, pois é preciso apostar em um lugar que tenha mais segurança e de manutenção mais fácil.

O importante, então, é escolher a opção que mais se adapte ao seu momento de vida. Se você vai morar sozinho, por exemplo, um espaço pequeno que dê menos trabalho para manter é uma ótima opção. Já para famílias grandes, um local espaçoso e arejado pode ser o ideal.  Também é importante levar em consideração a sua preferência pessoal, claro. 

Analisando esses fatores, benefícios, vantagens e desvantagens, fica mais fácil escolher entre casa ou apartamento, fazendo uma escolha segura e certeira, diminuindo as possibilidades de arrependimento ao longo dos anos. Por isso, pense bem e faça sua escolha com cautela.

Gostou das informações do artigo e deseja mostrar aos seus amigos? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que eles possam tomar a melhor decisão. Acesse nosso site e veja as opções de vários imóveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *