Pensando em alugar um imóvel? Confira dicas para escolher o imóvel ideal

Se você está procurando um imóvel para alugar em Porto Velho, pode ter se deparado com algumas dificuldades para escolher a casa ou apartamento de acordo com suas prioridades. Como seria um imóvel ideal para você e sua família? Quanto você pode pagar mensalmente pelo aluguel?

Essas e outras perguntas são primordiais durante o processo de locação. Assim, confira algumas dicas de como escolher o imóvel “ideal” às suas expectativas e condições financeiras. 

1.    Quanto você pode pagar mensalmente?

O primeiro ponto a ser definido é qual o valor máximo que você pode pagar de aluguel, de acordo com sua realidade. Não adianta fazer mil planos sobre a estrutura e localização do imóvel, se estes estiverem fora da sua realidade financeira no momento. Assim, para evitar prejuízos futuros, como o inadimplemento do aluguel, ou o comprometimento de outras atividades essenciais, defina primeiro o valor. 

Dessa forma, tenha em mente a sua renda mensal, os seus gastos fixos, o valor a ser pago com energia elétrica, água, gastos com alimentação, entre outras necessidades. Após essa primeira delimitação, será mais fácil escolher um imóvel estrategicamente.

2.    Alugar casa ou apartamento?

Quando se está procurando uma nova residência para alugar, outro aspecto importantíssimo refere-se ao tipo de imóvel, uma vez que, há diversas opções disponíveis no mercado imobiliário, como casas, apartamentos, casas em condomínio, quitinetes, entre outros.

Essa questão é muito subjetiva e envolve escolhas e gostos pessoais, de acordo com seu estilo de vida, tamanho da família, e sua rotina. Para ajudar nessa escolha, listamos algumas perguntas que podem esclarecer se você prefere aspectos inerentes a casa ou a apartamento:

Você presa por privacidade? Gosta de um imóvel mais espaçoso? Tem animais? Prefere morar em bairro ou em prédio? Se sente mais seguro em um apartamento? Ou presa por ter um quintal espaçoso?

Mas lembre-se que essas questões são subjetivas, assim, para decidir qual a melhor opção de acordo com suas necessidades e expectativas, considere que ambas possuem vantagens e desvantagens.

3.    Características do imóvel e localização

Observe algumas informações primordiais sobre a casa ou o apartamento que pretende alugar, então a dica é realizar um levantamento das características do imóvel, desde as mais básicas como a quantidade de quartos e banheiros, metragem, se há vagas de garagem, etc.

Além de informações quanto à localização do imóvel, se próximo aos grandes centros, ou localizado em bairros mais afastados, se existem comércios, ou escolas nas proximidades. Caso o imóvel seja localizado em um condomínio, verifique as possíveis taxas de responsabilidade do inquilino e a própria estrutura do condomínio, entre outros.

4.    Contrato de locação

Pronto! Suponhamos que você já escolheu o imóvel, de acordo com suas necessidades, preferências e condições financeiras, então chegou o momento de assinar o contrato de locação. Este registra formalmente a negociação entre locador e locatário, devendo estabelecer o valor do aluguel, o prazo da locação, o consentimento das partes, entre outros aspectos inerentes à locação.

Lembre-se que toda transação imobiliária, inclusive a locação, envolve alguns riscos. Assim, uma maneira de minimizá-los é contar com auxílio de profissionais capacitados para auxiliar no processo de locação, desse modo a Viana Investimentos possui diversos corretores que podem proporcionar uma negociação mais justa e segura para ambos os lados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *