O INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO VALE A PENA?

Com as oscilações econômicas que o mundo passa de tempos em tempos e os grandes impactos que isso traz para o mercado brasileiro, é natural que as pessoas, por questões de segurança e rentabilidade, procurem formas experientes de aplicar o seu dinheiro por aqui. Por isso, entender se o investimento imobiliário vale a pena pode ser muito importante.

Por que vale a pena comprar um imóvel?

Motivos para investir em imóveis não faltam, e a grande segurança que o setor oferece é de conhecimento geral. Propriedades quase nunca desvalorizam e, ainda, permitem que o dono não precise pagar aluguel ou, se assim desejar, obtenha renda passiva todos os meses, ao locar a sua casa ou apartamento próprio para terceiros.

Fundos imobiliários: Vale a pena investir? Com quanto devo começar? Tire  suas dúvidas

Quais as vantagens de comprar para alugar?

Ganho de renda passiva

Uma das vantagens de comprar para alugar é, obviamente, a obtenção de renda passiva. Afinal, quem não gostaria de ganhar um extra no final do mês e de ver um bom dinheiro caindo na conta, sem que, para isso, seja necessário vender alguma coisa ou buscar um novo emprego? Tal sonho é possível e viável com a locação para terceiros.

O Brasil, sobretudo nos seus centros urbanos, conta com uma grande demanda por parte de inquilinos, visto que o país conta um déficit habitacional considerável. Além disso, você pode aumentar o número de interessados se souber escolher uma localização estratégica e apostar em unidades práticas, com plantas simples e funcionais.

Potencial de valorização

Outra das vantagens de comprar para alugar é que os imóveis, em nosso país, tendem a ter um excelente potencial de valorização. Será bem difícil encontrar outro investimento no qual, ao mesmo tempo, você seja remunerado todos os meses e, com o passar dos anos, ele acabe valendo muito mais do que você pagou no começo.

Você pode potencializar essa possibilidade se fizer pequenas adaptações ou reparos pontuais, deixando o local mais atrativo e interessante para os moradores. Melhorias bem planejadas farão com que seu patrimônio esteja em sintonia com as demandas do mercado imobiliário, que é dinâmico, mas pode dar um retorno multiplicado para o doo.

Oportunidades de mercado

Ao comprar para alugar você precisa estar atento quanto às oportunidades de mercado e essa é uma tremenda vantagem, tendo em vista que o setor conta com ótimas escolhas para quem souber procurar. Além disso, as crises econômicas podem oferecer a conjuntura perfeita, pois muitos proprietários querem vender e as construtoras estão dispostas a negociar.

Um imóvel na planta, aliás, pode ser uma alternativa incrível, uma vez que costumam custar menos e já vem com instalações modernas, além de uma documentação cristalina. Você pode fazer uma aquisição estratégica e, com o dinheiro recebido do inquilino, ir quitando as prestações ou até mesmo a entrada, caso ela tenha sido dividida.

Quais as vantagens de comprar para morar?

Realização pessoal

Não dá para falar das vantagens de comprar um imóvel para morar com a família sem dizer que, em linhas gerais, isso acaba sendo uma tremenda realização pessoal. Afinal, viver com as pessoas que você mais ama e deseja bem, sob o mesmo teto, em uma casa ou apartamento que pertence a vocês, é a concretização de um sonho para muita gente. 

Por melhor que seja o imóvel que você está alugando para vocês e por mais tranquila que seja a relação com o locador, aquela jamais será o seu verdadeiro lar estando em nome de outra pessoa, não é verdade? Além disso, esses será o fim de preocupações com os prazos do contrato, mudanças e entraves burocráticos em geral.

Estabilidade financeira

Comprar um imóvel para morar também se traduz em mais estabilidade financeira para você e isso ocorre pelos mais diversos motivos. Quando você é um inquilino, você está à mercê de alguns pontos, como o reajuste anual, que faz com que o preço de locação aumente a cada ano, muitas vezes acima do reajuste do seu salário.

Quando você faz um investimento para adquirir a casa própria, tudo muda de figura. Você estará usando um valor que será aplicado em seu próprio benefício, pois você e sua família vão poder usufruir de tudo no futuro. Trocar uma despesa por um investimento é a mais perfeita maneira de economizar e ser economicamente inteligente.

Possibilidade de personalização

Quando você é o inquilino de alguém, não é permitido fazer nenhuma obra ou alteração no imóvel sem a devida autorização do proprietário. Além disso, mesmo que ele permita, você gastará dinheiro em um imóvel que não é seu, o que não é viável do ponto de vista financeiro.

No entanto, quando você compra uma propriedade, a coisa muda de figura, pois, dentro das regulamentações legais, você pode transformar o lugar para atender melhor as demandas da sua família, criando um verdadeiro lar — seja derrubando paredes, seja investindo em um conceito amplo ou aumentando o quintal etc.

Como foi possível concluir, o investimento imobiliário sempre vale a pena, não importando se você viverá no local ou ganhará dinheiro alugando para outras pessoas.

Gostou de aprender se o investimento imobiliário vale a pena? Então não deixe de conferir nossos outros post. Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *