O Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta quinta-feira (2 de julho), novas medidas de crédito imobiliário. Em live transmitida pelo canal no Youtube do banco, ele começou divulgando resultados da Caixa principalmente durante a pandemia do COVID-19, com recordes em relação a operações e empréstimos imobiliários. Em seguida, as novidades para as famílias e construtoras. Confira como essas notícias impactam a compra do seu novo lar.
Custas cartorárias facilitadas
Para aliviar as despesas iniciais, está liberado a partir de agora para todas as agências e companhias a inserção dos pagamentos em cartório e ITBI no financiamento do imóvel.
Com isso, as famílias conseguem, por exemplo, mobiliar a casa nova e deixar os gastos burocráticos dentro do financiamento imobiliário em si, sem precisarem fazer outro tipo de empréstimo para esse pagamento em específico.
Registro Eletrônico
Outra medida anunciada para manter o mercado imobiliário ativo é a assinatura do contrato de Registro de Imóveis que poderá ser eletrônica, totalmente digital.
Essa segunda medida também estava em teste desde o ano passado, assim como a novidade em relação aos cartórios.
O tempo de contrato e redução de burocracia pode sair de 45 para 5 dias, como dito na live.
Lembrando que a medida é, por enquanto, para empreendimentos e não para unidades individuais. São 14 estados no sistema integrado dos cartórios brasileiros e, assim, mais regiões serão inseridas no sistema.
Novidades para as Construtoras
Com a pandemia, as construções tiveram as atividades pausadas, mas foi anunciado que menos de 1% das obras continua paralisadas em função da crise. Atualmente, são mais de 5 mil e 600 empreendimentos em obras, somando 740 mil unidades habitacionais em construção.
Assim, novas medidas foram anunciadas para as construtoras ainda na live da Caixa Econômica para aumentar a eficiência e melhorar condições para os construtores, veja o resumo com foco nas flexibilizações e redução de prazos:
Essa diminuição da demanda mínima de 30 para 15% pode fazer o empreendimento seja viabilizado mais rápido pela Caixa e ajuda também, em consequência, o comprador.
Financiamento durante a pandemia
Alguns dados foram apresentados no início da reunião com o objetivo de prestar contas sobre o andamento dos processos e inovações nos últimos meses.
Principalmente como resposta à sensibilidade econômica gerada pelos impactos do COVID-19, os resultados de habitação do banco e da contratação de novos recursos oscilam, mas indicam uma retomada gradual.
Em 2020, foram 2 mil contratos por dia e 873 mil pessoas com a casa própria.
Junho de 2020, mesmo sendo um período inserido na pandemia do COVID-19, foi o melhor mês para a contratação do Minha Casa Minha Vida com a utilização do recurso FGTS, com 6,4 bilhões de reais movimentados. Em 2020, soma-se quase 30 milhões e 172 mil unidades habitacionais.
Então, chegou a hora de aproveitar as novidades que facilitam o crédito e garantem mais rapidez e tecnologia no processo da compra da casa própria. Escolha o seu imóvel em Porto Velho e Ji-Paraná e agende um bate-papo com um corretor especializado.