Dicas para remover manchas de gordura das paredes, armários e bancadas da cozinha

Afinal, como tirar gordura da parede? Por mais que você tenha todo o cuidado na hora de cozinhar, é quase impossível evitar respingar um pouco de gordura no fogão. Além disso, quando cozinhamos com óleo, ele se transforma em vapor e, invariavelmente, acaba se espalhando pelo ar, aderindo às superfícies da cozinha, tais como paredes, armários e bancadas.

O mais importante, nesse caso, é conhecer as principais táticas para manter sua casa sempre limpa e brilhante sem cansar os braços esfregando. Isso porque hoje existem produtos eficientes para tirar manchas de gordura das paredes da cozinha de um modo muito fácil.

Quer saber mais? Vamos mostrar dicas importantes de como tirar gordura da parede de maneira eficiente. Acompanhe!

Uso de desengordurantes de cozinha

A maneira mais fácil de remover manchas de gordura da cozinha é utilizando produtos específicos para esse fim, já que eles quebram facilmente as moléculas de gordura, evitando que você precise esfregar o local repetidamente.

Mas lembre-se de ler o rótulo e as instruções de uso antes de utilizar qualquer produto de limpeza novo. Certifique-se ainda de usar luvas para proteger sua pele, assim como de aplicar os produtos em uma área bem-ventilada.

No lugar dos sprays desengordurantes comerciais, você pode usar também uma solução caseira para limpar áreas que não estejam tão engorduradas:

1.Misture três colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de água morna;

2. espalhe essa solução no local da mancha e esfregue suavemente para removê-la;

3. depois disso, enxágue o local com água e com o auxílio de uma esponja;

4. por fim, seque a superfície com um pano limpo e seco;

Como remover manchas de gordura resistentes 

Já para remover manchas de gordura resistentes das paredes ou de utensílios de cozinha, os desinfetantes mais densos são a melhor opção por aderirem melhor a superfícies verticais, agindo por mais tempo. Isso porque a gravidade é um fator a ser considerado aqui: um desengordurante cremoso vai escorrer pela parede de modo mais lento do que um líquido.

  • misture uma parte de vinagre para quatro partes de água;

  • deixe a solução agir por cerca de 10 minutos sobre a superfície;

  • finalize antes de limpá-la com água.

Uso de desengordurante em superfícies de madeira 

As superfícies de madeira da cozinha devem ser tratadas com o maior cuidado. Desengordurantes que não sejam específicos para esse tipo de material podem manchar ou danificar a madeira.

Você pode também usar aguarrás mineral para remover gordura desse tipo de superfície — contudo, é preciso ter cuidado. Apesar de ser um limpador poderoso, esse solvente também é inflamável, por isso ele deve ser mantido longe de chamas e fontes de calor.

Certifique-se de que o ambiente esteja bem arejado ao usar esse produto, já que respirar seus vapores é prejudicial à saúde.

Uso de desengordurantes em paredes pintadas

Alguns desengordurantes comuns podem ser usados em paredes. Contudo, é recomendável que você teste o produto em uma área pequena e discreta da parede antes de tentar tirar manchas de gordura. Dessa maneira, você evita causar danos ou remover a cor da sua parede acidentalmente. Novamente, lembre-se de ler o rótulo para garantir que você está usando um produto adequado.

Acúmulo de gordura

Uma boa dica para quem deseja impedir que a gordura se acumule com soluções consideradas naturais é manter um vidro com bicarbonato de sódio sempre por perto. Basta dissolver o pó em água e deixar em um borrifador. Espirre no local que está com gordura e esfregue com um pano e pronto!

Além de impedir que gordura seque, o bicarbonato ainda deixa tudo mais branquinho e nada pegajoso. Agora, se o local já está com gordura endurecida, você precisa incluir nessa solução limão ou vinagre de maçã e deixar com que todos os ingredientes fiquem concentrados durante alguns minutos.

Armário

Caso o seu armário de cozinha seja branco é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar acúmulo de gordura. Dessa forma, se torna necessário também apostar no bicarbonato de sódio como primeira alternativa de limpeza. No entanto, aqui, o modo de preparo tende a ser um pouco diferente.

Misture o bicarbonato de sódio com água quente e aplique a solução em uma escova de dentes pequena. Vale ressaltar a necessidade de ser uma escova mais antiga que possa ser usada somente para limpeza da casa e de regiões pequenas. Assim, ao aplicar no local engordurado não existem chances de riscar a superfície.

Placas de PVC

Para apartamentos compactos, todas as soluções de decorações funcionais que possam ajudar a evitar acúmulo de gordura são muito bem-vindas. Em função disso, as placas de PVC podem substituir os azulejos e favorecem uma limpeza mais detalhada e não acumulam resquícios em locais difíceis.

Sem contar que a melanina para bancada é um outro segredo na hora de limpar com mais eficiência. Em algumas situações para preservar o ambiente bonito e limpo por mais tempo, o melhor caminho é optar por soluções mais práticas.

Outro ponto muito interessante é que ao incluir o PVC nos móveis de cozinha, todo o orçamento fica mais econômico e o trabalho pode ser feito em conjunto de um arquiteto para deixar todo o espaço de acordo com suas preferências e de sua família.

Rotina de limpeza

O primeiro passo para que a rotina de limpeza seja eficiente é compreender qual o material de seus móveis. Se o armário for de MFP, por exemplo, saiba que ele não será muito resistente quando exposto à umidade.

Ou seja, lavá-lo com água costuma não ser uma boa ideia. Então, pesquise qual o melhor método de limpeza de acordo com os materiais e indicações do fabricante para evitar danos. Use sempre um pano úmido no lugar de mangueiras e outras opções que tenham jatos de água.

Pronto! Agora você já sabe como tirar gordura da parede. O mais importante é manter sempre o ambiente bem-arejado e montar uma rotina de cuidados com foco em preservar a decoração, os móveis e as boas condições sanitárias. Só assim será possível combinar funcionalidade com beleza na medida certa.

Gostou das informações do artigo? Então, deixe seu comentário no post e nos conte se conhece outras dicas para limpeza da cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *