PETS E SEU LAR

Animais de estimação já fazem parte da família na maioria das casas. Cuidar de um pet é ótimo para a convivência social, principalmente para crianças, que, além de fortalecerem o sistema imunológico, desenvolvem responsabilidade e afetividade. No entanto, é importante saber que adotar um bichinho significa mudar a rotina da casa, pois o pet é mais um morador e tem suas necessidades e seu espaço. Para garantir a satisfação de moradores e pet, deve-se escolher um animal adequado ao espaço e à rotina da casa, além de acabamentos práticos e duráveis na decoração.

Tecidos mais resistentes

Verdadeiros parques de diversão para os gatos, estofados e cortinas podem durar mais se tiverem tramas fechadas, como a camurça, a lona e o algodão. O uso de capas também é interessante. Nesse caso, é fundamental que o tecido seja resistente às constantes lavagens

Pisos que não escorregam

Chão muito liso, tapetes soltos pela casa e escadas em caracol são um desafio para os cães. A tendência é que desenvolvam problemas nas articulações. Por serem térmicos, mais resistentes a riscos e laváveis, os revestimentos vinílicos são uma boa opção, mas não uma garantia. Qualquer piso deve ser limpo imediatamente caso o animal erre o lugar de fazer as necessidades.

Brincadeiras ao ar livre

Se você tem um jardim, faça dele um espaço de diversão também para o pet. O ideal é dividi-lo em duas partes: uma sua, com as plantas mais delicadas, e outra de domínio exclusivo do bicho. Para isolar seu espaço, use plantas de caule e folhas grosseiras, como a agave e a fênix. Gatos gostam de ervas aromáticas e palatáveis. Já os cães podem se deliciar com frutíferas. Seu amigo cão também pode aproveitar a piscina.

Espécies proibidas

Plantas leitosas (antúrio, copo-de-leite, bico-de-papagaio, comigo-ninguém-pode).

Espécias permitidas

Para agradar aos gatos, escolha lavanda, menta, cidreira, erva-doce, tomilho, manjericão e hortelã. Para os cães, amora, goiaba e pitanga. Citronelas são um repelente natural contra pragas.

Dicas para escolher e educar seu pet

– Avalie se o tamanho e o nível de atividade do pet combinam com seu estilo de vida. “Para escolher o bicho certo, busque informações com um veterinário de confiança, de preferência um que não venda os bichos”, diz o veterinário e consultor de comportamento animal Daniel Svevo Costa.

– “Felinos gostam de lugares altos e é bom prevenir acidentes usando telas”, diz a veterinária Mitika K. Hagiwara, que completa, alertando que o ideal é dar banhos semanais em cães: “Banhos em excesso tiram a proteção natural da pele”.

– “Evite prender o cão na varanda, mesmo que espaçosa. Ele vê e ouve os ruídos da rua e da casa, mas não pode interagir e isso cria a frustração”, diz Rubia, que chama a atenção para a necessidade de haver um espaço na casa apenas para o bicho.

– “É sempre bom buscar conhecimento para educar seu pet, mas existem animais que dão mais trabalho e, quando as atitudes não surtirem efeito, deve-se buscar a ajuda profissional. Isso pode ser feito a qualquer tempo”, explica Daniel.

Higiene e saúde

O espaço do pet exige limpeza diária. Para evitar poeira e pelos, varra com um pano úmido na vassoura. Se houver carpete ou tapete, use aspirador. Comece pelo ambiente menos sujo, do canto para a porta de saída. Já para eliminar urina e fezes em carpetes, o movimento deve ser de fora para dentro (para não espalhar bactérias) com esponja. Evite sabão em pó, alvejantes e cloro e prefira detergentes neutros e desinfetantes não alcalinos. Se o pet tiver alergias, passe um pano úmido após a aplicação dos produtos ou uma mistura de água, vinagre e álcool.

Compartilhe este artigo com seus amigos e mostre as dicas para ter um pet em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *