A época de chuvas é um alerta para um cuidado extra com a sua casa, principalmente quando se tem viagens e confraternizações de final de ano. Saiba o que você não pode deixar de fazer para proteger o imóvel das chuvas do inverno amazônico e tenha um imóvel seguro e preparado para a estação mais chuvosa do ano.
Comece pelo básico
O mais conhecido inverno amazônico vai de dezembro à março e as chuvas intensas são marcantes nesse período. Por mais que seja um movimento natural e já conhecido, muitas pessoas ainda sofrem com as chuvas, ainda que por por pouco tempo de tempestade.
Infiltrações, goteiras, vazamentos, inundações… A lista é grande e alguns cuidados diminuem os danos das chuvas no seu imóvel.
Antes de fazer grandes reparos, você pode começar a inspeção do seu imóvel por alguns pontos básicos. Por exemplo: o ralo está limpo? Tem algum objeto ao redor que pode cair e obstruir esse escoamento da água?
É muito comum que algumas pessoas deixem na área externa itens soltos, como cadeiras, tapetes, vasos de plantas, sapatos, brinquedos… E esses objetos podem ser levados pela chuva e entupirem o ralo, causando grandes transtornos.
Então, primeira coisa para proteger o imóvel das chuvas: garanta que a água vai escoar de forma rápida.
Telhados e calhas
Todo mundo tem ou já teve aquela janela que não fecha direito, fala verdade!
O que pode começar com alguns respingos incômodos, pode se tornar uma grande dor de cabeça em tempos de chuvas fortes.
A dica é verificar se as janelas e portas estão bem vedadas e substitua ou repare qualquer vedação danificada para evitar vazamentos.
Infiltração
A infiltração é outro problema muito comum em imóveis durante as chuvas e não tem jeito de ignorar a situação: as tempestades podem causar estragos naquela goteira que começou pequenininha!
É preciso investigar de onde vem a infiltração: rachaduras nas paredes e fundações, problemas no telhado, janelas e portas mal vedadas, falta de impermeabilização adequada… E aí ninguém melhor do que um profissional da área para fazer um trabalho mais detalhado, inclusive conferindo a parte elétrica para evitar riscos ainda maiores.
E os estragos são maiores do que os pingos e os baldes pela casa: uma infiltração pode trazer mofo, aumento do custo de energia, sem falar nos danos estruturais e dos seus bens pessoais.
Ao abordar prontamente problemas de infiltração e adotar medidas preventivas, você pode proteger sua casa contra os efeitos prejudiciais da água da chuva.
Acompanhe a meteorologia
Por mais que os reparos sejam necessários, você também pode acompanhar como anda a previsão do tempo por aplicativos online e ter aquele cuidado extra em casa.
Além das melhorias para proteger o imóvel das chuvas de verão, você pode receber alertas da Defesa Civil em tempo real. Basta enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199 informando o seu CEP e o serviço é totalmente gratuito. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.
Se você busca um novo imóvel em Porto Velho para curtir o inverno amazônico com mais tranquilidade, acesse www.vianainvestimentos.com.br e veja as melhores opções.