Dezembro e janeiro são meses de viagens, eventos, confraternizações em casa… E, muitas das vezes, a residência não está totalmente preparada para uma época de programações tão diversas. Veja um checklist do que fazer para deixar o imóvel seguro durante as férias e pronto para receber os amigos nas festas em casa.
Cuidados com a casa antes de viajar
- Manutenção
Vai tirar férias viajando? Então, atenção redobrada na hora de deixar o imóvel. Muita gente está retomando os passeios agora e não preocupou tanto com a casa vazia na época de pandemia, então vale conferir defeitos para uma manutenção preventiva em sistema de alarme, chaves, pequenos defeitos em portas e janelas, fechaduras e por aí vai.
- Prevenção
A parte hidráulica e elétrica também merece a sua atenção, principalmente se a viagem de férias for maior que duas semanas. Já pensou chegar em casa e dar de cara com um vazamento? Existem profissionais que fazem essa varredura preventiva.
- Calhas
Entre dezembro e março, as chuvas chegam com mais força e, durante as suas férias, é bastante provável que uma tempestade atinja o seu imóvel. Antes de fazer as malas, confira se as calhas estão sujas com detrito que impeçam a passagem da água. Além disso, você evita a proliferação de mosquitos no local de água parada.
- Cozinha
A cozinha merece um cuidado especial antes da viagem, não só nos alimentos que podem vencer ou estragar durante o período de folga da família, mas também na atenção em desligar o gás e diminuir a temperatura da geladeira.
- Rotina
Por mais que os dias que antecedem as viagens sejam corridos, vale a sugestão de deixar a casa pronta para receber a família de volta sem acúmulo de poeira e roupas sujas (que podem causar maus odores). Imagine que a casa estará fechada por um longo período, sem circulação de ar. Aproveite para tampar os ralos!
- Energia
Não custa reforçar: os eletrônicos podem ser desligados a fim de evitar uma descarga elétrica. É o caso da tv, máquina de lavar, ventilador, computador, micro-ondas, liquidificador e tantos outros aparelhos do dia a dia.
- Segurança
Existem vários dispositivos que trazem mais segurança para o imóvel e vale pesquisar se algum deles agrada a família, como fechaduras digitais, câmeras de segurança, temporizadores para acendimento automático de luzes, alarmes e outros equipamentos. Só não esqueça de instalar com alguns dias de antecedência à viagem para conferir todos os procedimentos à tempo.
Cuidados com a casa nos eventos de final de ano
- Comemorações
Primeiro, é hora de pensar na programação: jogo da copa, Natal, Ano Novo, aniversários, amigo oculto… Definido quais serão os eventos na sua casa, fica mais fácil de pensar na estrutura e como preparar o espaço com calma.
- Convidados
Outra questão a se pensar é no conforto dos presentes. Terão crianças? Cachorros? Vale a pena refletir sobre a segurança e preparação do imóvel para convidados que não são os amigos de sempre.
- Cardápio
A gente sabe que nem sempre é fácil definir qual vai ser a bebida e comida dos eventos em casa com antecedência, mas vale pensar, pelo menos, de uma forma geral para preparar tudo. Vão pedir algo de delivery? Vão cozinhar? A preparação da casa se transforma na medida que o cardápio é de petiscos ou um jantar mais elaborado.
- Equipamentos
Conferiu o espaço para a cerveja gelar? Já sabe se a churrasqueira está em perfeito estado? E se chover, tem cadeiras na parte interna? O número de copos é suficiente? Acredite, pensar nesses detalhes com antecedência evita frustração na hora da festa.
- Decoração
Talvez a decoração da casa não seja a prioridade na hora de programar um evento, mas vale a pena pensar em como o espaço pode ficar ainda mais valorizado com dicas fáceis: emoldure quadros antigos, coloque vasos novos nas plantas que você já tem, brinque com os temas das festas na hora de preparar a mesa (como guardanapos divertidos, por exemplo), invista em iluminação e objetos atemporais.
- Espaço
A ideia é que o espaço fique livre para as pessoas transitarem, conversarem, dançarem… Então, menos é mais na hora de receber um grupo maior de pessoas: arraste os móveis, deixe o ambiente ventilar e crie uma atmosfera própria para a interação dos convidados.
- Estoque
Se você gosta de receber com frequência, vale a pena manter uma caixa com aqueles itens necessários em todos os eventos em casa: guardanapos, copos extras, toalhas, talhes descartáveis, velas e por aí vai. Por mais que a reunião em questão não utilize desses materiais inicialmente, você pode precisar de última hora.
- Limpeza
Antes e depois do evento, a limpeza da casa é sempre uma questão que desanima os anfitriões, não é mesmo? Já pense nesse detalhe com calma e cogite contratar alguém para te ajudar. Se os convidados vão contribuir com essa tarefa, a dica é facilitar a manutenção da ordem durante o evento: deixe uma lixeira à mostra, tenha um espaço pronto para receber os talhes e copos depois de lavados e tenha um pano de prato extra para a ocasião.
Com essas dicas, sua casa está pronta para um final de ano seguro e confortável, seja com as confraternizações em casa, seja com a viagem da família.