5 dicas para pesquisar a construtora em momentos de crise

A confiança é um dos pilares na hora de firmar qualquer compra. Ainda mais se a compra for a aquisição de um novo imóvel, nesta que é a maior negociação da vida de tantas famílias! Por isso, separamos 5 essenciais dicas para pesquisar a construtora antes de comprar um apartamento, principalmente em momentos de crise e cenários de instabilidade em que os cuidados são redobrados.

Pode parecer simples, mas você vai desejar ter feito essa pesquisa antes de comprar, viu? A maioria das dicas abaixo você pode fazer pelo computador, no conforto da sua casa. Papel e caneta na mão para anotar todas as ideias!

1. Visite os empreendimentos já construídos

Se você está procurando mais informações de uma construtora em específico, muito provavelmente já viu um de seus prédios prontos e se interessou, mesmo que só pela fachada, não é mesmo?

Saiba que uma das primeiras dicas para pesquisar a construtora é exatamente essa: conhecer pessoalmente algumas obras dessa empresa.  Dessa forma você já começa a ter uma visão geral de como essa empresa trabalha e pode analisar pontos importantes , como:

  • Acabamento;
  • Qualidade do material utilizado;
  • Como a obra foi entregue e durabilidade após a finalização do serviço;
  • Preocupação com acessibilidade;

Claro que cada empreendimento é único e têm seus atributos por um motivo. Ou seja, pode ter sido uma opção da construtora usar certo tipo de acabamento para atingir um público específico de compradores. Mas, de qualquer forma, comece a pensar no empreendimento que você deseja adquirir e se essa construtora costuma trabalhar como esse perfil de imóvel que está buscando.

2. Converse com os clientes 

Essa segunda etapa de dicas para pesquisar a construtora é um complemento da anterior. Aproveite que está conhecendo os imóveis e conheça também as histórias por trás de algumas compras. Seja para a compra de um apartamento na planta ou não.

Se tem algum amigo ou familiar que é cliente da construtora, melhor ainda!

Anote aí o checklist para você procurar saber após o relacionamento dessa empresa com as famílias compradoras:

  • Pressão para vender;
  • Possibilidades de negociação;
  • Processo de compra de modo geral.
  • Atraso na entrega da obra;
  • Entrega do imóvel (limpo e pronto para morar ou cheio de sujeira e mal acabado);
  • Descumprimento do contrato;
  • Problema estrutural logo após a entrega;
  • Atenção às reclamações e dúvidas.

Novamente, cada caso é um caso e podem acontecer problemas pontuais. Por isso, o ideal é que você tenha referências com mais de um comprador.

3. Pesquise online

E é claro que a internet é a sua aliada na hora de continuar aproveitando as dicas para pesquisar a construtora. Ainda mais em uma situação de crise em que a desconfiança é ainda maior.

Aproveite dos canais online para pesquisar os comentários sobre essa construtura do seu interesse como, por exemplo, no Facebook, Instagram, site institucional e até no possível blog da empresa.

E tem outra coisa que você pode descobrir online em poucos minutos: a reputação da construtura no site Reclame Aqui, que é uma plataforma nacional de reclamações de clientes, e o famoso Procon.

Acha que acabou? Que nada! Afinal, é do seu futuro lar que estamos falando! Então não custa se precaver mais um pouquinho e conferir a saúde financeira da empresa pelo histórico nos órgãos de proteção ao crédito da sua cidade.

4. Confira as certificações

Que tal ir além nas suas pesquisas e conhecer os méritos da construtora? Pesquise no site e canais de comunicação oficiais se essa empresa tem alguma premiação relevante, qual a certificação dos seus profissionais e por aí vai.

Falando em documentações que validam esse trabalho da construtora, aproveite para se informar agora sobre o projeto de incorporação. Não sabe o que é isso?

Qualquer empreendimento precisa de uma documentação municipal que valide a construção. E esses são dados públicos! Então confira no Cartório de Registro de Imóveis se está tudo ok com essa tão necessária etapa de incorporação.

A última dessa série de dicas para pesquisar a construtora vale também para compras em outros segmentos, confira.

5. Conheça o histórico

Você não vai fazer qualquer negócio com qualquer empresa, né? Ainda mais para uma compra tão especial e esperada por toda a família, que é a compra de um novo lar. Então, mais uma orientação para você ter certeza de que está acertando em confiar na construtora.

Conheça sua trajetória de mercado!

  • Quantos anos de atuação na cidade,
  • Se trabalha com filiais,
  • Quantas obras já realizou;
  • Se tem um perfil de construções;
  • Quem são os diretores da empresa.

Mas será que você precisa fazer essa investigação toda sozinho?

Outras dicas para pesquisar a construtora

Melhor ainda se todo esse processo de pesquisa e análise for auxiliado por alguém que entende do assunto, né? O corretor de imóveis não precisa te ajudar na hora de escolher o apartamento. Ele pode ir te acompanhando em todo o processo, respondendo suas dúvidas e te chamando a atenção para vários outros pontos desconhecidos até então.

Até porque, o corretor de imóveis também vai continuar te orientando mesmo após a compra, né? Então, aproveite da experiência de mercado desse profissional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *