4 dicas antes de declarar o imóvel no imposto de renda

Chegou a época do ano tão temida por muitos: a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021! Alguns já finalizaram toda a burocracia, enquanto outros correm para atenderem o prazo final que é dia 31 de maio. Para você não perder mais tempo, veja 4 pontos de atenção antes de declarar o imóvel no imposto de renda e não caia na malha fina.

1. Como funciona

Primeiramente, é preciso entender que o imposto de renda vale sempre para o ano anterior, ok?

Em resumo, a Receita Federal cruza dados para descobrir se há inconsistências. Por isso é tão importante que as informações sejam precisas.

Podem existir diferenças entre o valor anunciado do imóvel e o valor realmente definido na negociação. Então o valor de mercado da casa ou apartamento não consta no IR, somente o valor que você pagou por esse bem, combinado? Mesma coisa para o aluguel.

2. Quem precisa declarar

Todas as pessoas que compraram ou alugaram um apartamento ou casa em 2020 ou tinham o bem em 31 de dezembro de 2020 deverão declarar o imóvel no Imposto de Renda em 2021. Veja detalhes e exceções na matéria do jornal O Globo.

A compra precisa estar quitada? Não. O imóvel que ainda possui financiamento ativo também precisa constar no seu Imposto de Renda.

Outros pormenores também precisam estar descritos na hora de declarar o imóvel no imposto de renda. Por exemplo, se ele foi fruto de doação ou se teve alguma reforma.

Nem é preciso falar da importância de seguir à risca os passos descritos no programa gerador da Declaração do IRPF 2021. Ainda não baixou a nova versão? Aproveite para clicar aqui e fazer o download.

3. Atenção com o Lucro Imobiliário

Nem todo mundo sabe dessa informação. Quando você vende um imóvel e o valor da negociação saiu mais cara do que o valor que foi comprado, acontece o chamado ganho de capital.

E no que interfere esse valor a mais? No imposto! O contribuinte precisa pagar 15% de imposto sobre a diferença, chamada de lucro imobiliário. Mas olha só o inverso: se o imóvel for vendido por um preço inferior ao que for comprado, e houve prejuízo, nenhum imposto é devido.

4. Como saber os valores corretos

A gente sabe que é muita informação de uma só vez, ainda mais se você nunca parou para declarar o imóvel no imposto de renda. Então, para não ter erro, recorra aos documentos oficiais como o Registro do Imóvel para saber o valor certinho a ser declarado.

Em relação ao imóvel alugado, proprietários e inquilinos geralmente recebem da imobiliária uma declaração de rendimentos, que é a cópia das atividades do seu imóvel.

Bônus: prazo para a restituição

Não é só apertar “enviar” que o dinheiro da restituição cai direto na sua conta, viu?

Quem fez a declaração do imposto de renda 2021 até 28 de fevereiro, pode ficar tranquilo porque vai ter a restituição em breve. O Ministério da Economia divulgou que os primeiros contribuintes contemplados recebem o pagamento no dia 31 de maio. Ao todo, serão liberados R$ 6 bilhões em recursos, beneficiando 3,4 milhões de contribuintes.

Ah, a liberação depende de um calendário específico. Clique aqui para consultar a data da sua restituição.

Gostou? Veja outros assuntos sobre os mais diversos temas do mundo imobiliário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *