7 dicas para transformar um simples apê em um apartamento conectado

Deixar seu apartamento conectado é um verdadeiro divisor de águas. De fato, dar um comando de voz e ver a mágica acontecer ainda não faz parte da sua realidade, saiba que essas tecnologias estão cada vez mais simples de usar e com diversas opções no mercado que se encaixam com suas necessidades.

Otimizar a rotina da família e ter um dia a dia muito mais confortável. Isso vai muito além de poder escolher uma música ambiente apenas por voz, os recursos tecnológicos são também essenciais na garantia da segurança e da qualidade de vida a longo prazo.

1. Lâmpadas com sensor de movimento

As lâmpadas com sensor de movimento são uma grande tendência para quem deseja um apartamento moderno e confortável. Afinal de contas, elas acendem ou apagam conforme as pessoas se movimentam pelos cômodos.

Imagina só se levantar no escuro de madrugada e não precisar se preocupar em encontrar o interruptor do corredor. Muita praticidade, concorda?

Vale destacar que as lâmpadas com sensor de movimentos também são bem mais econômicas do que as comuns. Isso acontece porque elas produzem menos calor com a mesma capacidade de iluminar grandes ambientes.

A potência na hora de iluminar também faz a diferença no resultado, pois será necessário ter menos lâmpadas para dar conta de todo o ambiente, principalmente em apartamentos compactos.

2. Sistema de som

Adotar o sistema de som também é um exemplo de conectividade em apartamentos. Se você já viu em filmes e séries alguém pedir uma música apenas ao se sentar no sofá e ela começar a tocar imediatamente, saiba que isso não é mais uma tecnologia distante.

Atualmente, o mercado oferece sistemas de som e áudio com diferentes recursos que podem ser adaptados a múltiplas necessidades. 

O grande diferencial, aqui, está na conectividade de um sistema otimizado que interage diretamente com os smartphones, as TVs smarts e outros aparelhos com a tecnologia do espelhamento.

Com isso, existe a possibilidade de integrar todos os ambientes sociais do apartamento e controlar, por exemplo, a televisão da sala mesmo estando em outro lugar.

3. Biometria 

O cadastro da biometria está presente em aplicativos e acesso aos centros comerciais e isso é um importante fator de segurança. Quando se trata do acesso ao seu apartamento, esse cuidado é indispensável e representa a proteção de sua família com a ajuda da tecnologia que se dedica a otimizar os processos.

O controle de acesso por biometria também é tendência em condomínios inteligentes, pois agiliza o processo de recebimento de visitantes e as entradas, e saídas dos prestadores de serviço.

Na prática, o controle biométrico identifica as pessoas por suas características físicas e funciona a partir do registro das digitais.

Em alguns casos, os equipamentos mais modernos permitem a solicitação da identificação da íris ocular, retina ou a mão completa. Na entrada do apartamento, as fechaduras por biometria garantem que somente os moradores tenham acesso ao interior do apartamento e apresentam mais resistência a arrombamentos.

4. Sistema de segurança 

Além dos já conhecidos sistemas de segurança com câmeras integradas que podem ser acessadas por celular em qualquer local, é possível também investir em um sensor I.V.A (sigla de Sensor Infravermelho Ativo) que é o que há de mais recente no setor.

Você já ouviu falar? Essa tecnologia permite detectar movimentos por meio do uso de infravermelho ativo.

Mesmo que um invasor ultrapasse a segurança da portaria, seu apartamento ainda conta com outros recursos para evitar roubos. De maneira geral, o processo funciona de forma simples e de fácil entendimento.

Caso alguém tente pular um muro, forçar uma porta ou até mesmo passar pela entrada, o alarme é disparado e a segurança acionada.

5. Trava inteligente

A fechadura com trava inteligente também é um dos modelos de segurança mais usados atualmente. Ao passar pelo corredor do condomínio, basta uma rápida observação para identificá-las em boa parte das portas.

A grande variedade de modelos disponíveis funcionam a partir de biometria, sensor de presença ou desbloqueio via celular.

O diferencial é que são muito simples de usar e são de instalação prática.

Porém, diferentemente das fechaduras comuns, elas são ligadas à energia elétrica. Vale ressaltar que alguns modelos lançados recentemente já contam com bateria própria para garantir autonomia em situações de queda de energia.

6. Tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes funcionam como uma espécie de adaptador que se conectam às tomadas comuns nas paredes. Para usar qualquer dispositivo no conector de energia será preciso conectá-lo a esse plugue.

Todos esses dispositivos precisam de conexão com a internet para funcionar. O principal objetivo das tomadas inteligentes é facilitar a vida dos usuários. Com elas, por exemplo, você pode controlar o tempo em que a televisão fica ligada, os eletrodomésticos ou colocar a cafeteira para preparar o café antes de acordar.

7. Ar-condicionado com Wi-Fi

Quem usa ar-condicionado sabe que quando a temperatura está no alto verão, o aparelho demora até refrigerar o ambiente.

O ar-condicionado com Wi-fi pode ser comandado por smartphone e permite que o usuário faça uma programação prévia.

Como resultado, ao ligar o ar à distância pelo aplicativo, quando você chegar em casa, o ambiente já estará na temperatura desejada.

Além disso, existem outras vantagens significativas. Como salvar suas preferências, controlar vários aparelhos de uma vez e consumir menos energia por meio de dispositivos sustentáveis.

Agora ficou claro quais são os benefícios de ter um apartamento conectado. Contar com esse tipo de recurso tecnológico no dia a dia pode até parecer exagero à primeira vista, porém, conforme a vida da família muda pela praticidade, você se pergunta como passou tanto tempo sem aproveitar esses benefícios.

Gostou da ideia de ter tudo conectado? Então, leia mais sobre o mundo imobiliário e sobre outras dicas no nosso site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *