Pretende alugar um imóvel em Porto Velho? Saiba quais pontos observar antes de assinar o contrato de locação

Atualmente, muitas pessoas estão preferindo alugar um imóvel ao invés de compra-lo. Pensando nisso e buscando garantir uma locação segura para o usufruto do lar sem dores de cabeça, listamos alguns pontos importantes que devem ser observados antes de assinar o contrato de locação, bem como evitar os erros comuns nessa modalidade de contrato.

1- Avalie todos os aspectos do imóvel

No momento de alugar, muitas pessoas priorizam em suas buscas a composição dos cômodos da casa (por exemplo a quantidade de quartos, tamanho, quantidade de banheiros, etc) e a estética, porém, além disso, é importante avaliar outros aspectos da locação que trará benefícios indiretos, comodidade a família e gerar economia de tempo em seu cotidiano.

Assim, a primeira dica é: Análise o local em que o apartamento está situado, se tem acesso ao transporte público, se a rua é muito movimentada, se você tem filhos é interessante verificar a existência de escolas nas proximidades, bem como peculiaridades do local para evitar surpresas indesejáveis.

Por exemplo, imagine que você acabou de assinar o contrato de locação, já realizou a mudança e na primeira chuva, percebe que a sua rua é diretamente atingida por alagamentos. Resultado: você se sente frustrado e enganado, já que essa situação poderia ter sido evitada com medidas para garantir a segurança do negócio, bem como, com um auxílio profissional, já que os corretores conhecem características importantes sobre os bairros de Porto Velho.  

2- Realize uma vistoria no imóvel

Essa é uma dica de ouro para evitar problemas futuros, já que é muito comum a realização de “camuflagens” em imóveis disponíveis para locação, ou seja, às vezes o locador disfarça os problemas e vícios que o imóvel possui, de modo que o locatário só percebe a existência quando já está morando no local.

Ressalta-se ainda que, através do laudo detalhado é possível identificar se o imóvel está de acordo com as informações apresentadas, dessa forma, se você escolher realizar essa transação através de uma imobiliária, como a Viana Investimentos, ela irá efetuar a vistoria analisando questões como a existência de goteiras, infiltrações, bem como a possível existência de outros problemas.

3- Fique atento no contrato de locação

Algumas pessoas dispensam a formalização por escrito do contrato de locação e preferem confiar “na palavra do outro”, celebrando assim o famoso contrato verbal, mas quais são os problemas dessa modalidade de contrato?

Saiba que você pode ser prejudicado por essa escolha, já que caso tenha alguma divergência, fica a sua palavra contra a do outro, que poderá exigir obrigações além do acordado pela falta de provas.

Então além de priorizar o contrato de locação escrito, dentro da legalidade, atente-se para todas as cláusulas do mesmo, leia o documento com bastante atenção e certifique-se que ele apresenta todas as características da propriedade, bem como o valor do aluguel, sua forma de pagamento, possíveis multas, e outros aspectos da negociação.

Assim, você evita surpresas indesejáveis, conhece seus direitos e deveres como inquilino e garante uma maior segurança à negociação para realizar a mudança com tranquilidade.

4 – Dê preferência em realizar um contrato de locação através de uma imobiliária

Como vimos ao longo desse post, muitas são as questões que envolvem a escolha pela melhor locação de um imóvel, por isso é aconselhável fazer essa negociação através de uma imobiliária, já que o corretor lhe fornecerá informações essenciais como: o valor do aluguel, eventual necessidade de reforma, quando poderá pegar as chaves, peculiaridades do imóvel, etc.

Conte com um auxílio profissional para facilitar seu negócio e obter maior segurança, lembre-se que a locação de um imóvel é uma importante etapa, devendo ser marcado de forma positiva a vida das pessoas.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a Viana Investimentos que possui uma equipe especializada em locação de imóveis para lhe atender.

Por: Rafaela Cristina da Costa Silva e Edson Yoshiaki Aoyama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *