Como a sua experiência vai te influenciar na decisão de compra?

A sua experiência como cliente é marcada por toda impressão que você tenha da empresa ou de um profissional em qualquer contato estabelecido e a experiência do cliente no mercado imobiliário não é diferente. Nesses nossos novos tempos de hiper conectividade, esse contato pode ser por telefone ou virtual (webmeeting, email, chat e redes sociais). Confira como essa experiência pode te influenciar positiva ou negativamente na decisão de compra, incluindo o seu novo lar.

O perfil do novo cliente

Tenho certeza que você não busca mais apenas realizar o sonho da casa própria. Você busca o apartamento ou casa ideal para suprir todos os desejos e necessidades que permeiam o seu perfil comportamental e seu estilo de vida.

Com o isolamento social, a maioria das pessoas está se questionando se o seu lar atende essa necessidade de estar em casa o tempo todo com sua família.

Outra questão é se não poderia ter um quarto a mais para montar um escritório e renovar os móveis, pois não sabemos até quando vai o home office ou se ele é uma nova tendência corporativa.

Se tem um espaço para lazer, se nossos filhos estão conseguindo estar perto da natureza e viver uma vida mais saudável… Enfim, são tantas dúvidas e em muitos casos a certeza de que é preciso um novo lar. E a experiência do cliente no mercado imobiliário te ajuda nessa questão!

O que esperar quando se procura uma empresa

Identificado o problema e tomada a decisão de que é preciso procurar uma casa ou apartamento que se enquadre em uma nova realidade, você pensa:

“Preciso procurar uma imobiliária, um corretor que possa me apresentar possibilidades tanto em âmbito circunstancial como atendendo meus recursos financeiros”.

E o que você espera quando procura por qualquer produto, bem material ou serviço? Ser bem atendido, ser entendido, ser ouvido, ser levado a questionar suas próprias convicções para uma melhor decisão. Mas, acima de tudo, você espera ser encantado e encontrar o que realmente estava nos seus sonhos.

Você tem expectativas e espera que elas sejam superadas. Quer terminar uma reunião e falar: “UAU”, como eu não conheci essa empresa antes?”. Não é isso que esperamos? A experiência do cliente no mercado imobiliário tem transformado esse cenário.

O que levar em consideração ao analisar uma empresa

Quando procuramos uma empresa, desejamos que ela seja diferente e que ela traga esse diferencial para os clientes. Analisamos vários pontos para definir com qual vamos nos relacionar:

  • Como ela se comunica com os clientes nas redes?
  • Qual o seu papel na sociedade em que está inserida?
  • Os profissionais dessa empresa se mostram apaixonados pelo que fazem?
  • Ela tem alguma coisa que desperta brilho nos nossos olhos, vontade de saber mais, de conhecer?
  • Alguém já indicou essa empresa pra você?
  • Ela tem um atendimento ágil?
  • Entre outros.

Já parou pra pensar que, indiretamente, nos questionamos sobre tudo isso? Às vezes nem pensamos na hora de avaliar isso tudo, mas esse pensamento está intrínseco em nossa mente.

A escolha de um novo lar, por exemplo, não é uma coisa simples. Não decidimos do dia pra noite, não conseguimos resolver em uma visita, até porque a oferta é grande e precisamos ponderar nossos desejos e necessidades.

E isso tem tudo a ver com a experiência do cliente no mercado imobiliário e, mais ainda, com conexão.

Estabelecendo uma conexão no momento de compra

Nesse momento de compra é estabelecido um relacionamento entre você e o corretor de imóveis. E é nesse relacionamento que mora o detalhe da nossa escolha e do fechamento de um contrato.

Esse relacionamento precisa ser ganha-ganha, transparente e leal. É quase que “amor à primeira vista”. É preciso que se tenha uma conexão.

Bons profissionais de venda são consultores sobre o assunto, se especializam para melhor atender o cliente, sabem de antemão quais são as objeções que podem nos fazer declinar de um negócio, mas trazem as soluções. Esses profissionais não fazem uma simples venda, não tem um serviço essencial, eles geram momentos de encantamento, eles surpreendem e geram conexões.

Ao mesmo tempo que eles querem vender, eles querem que o cliente fique extremamente satisfeito com a negociação, querem que esta seja baseada nos interesses das partes.

Falando em experiência do cliente no mercado imobiliário, elas podem começar antes mesmo do primeiro contato. Isso porque você pode escolher quem fará o seu atendimento através de um perfil completo e online. Assim, será acompanhado por aquele profissional que tem mais afinidade com os seus hobbies e experiências de vida.

Essa conexão verdadeira faz com que eles possam fechar o ciclo do processo de venda de maneira perfeita e encontrar com você na rua depois e perguntar: “Como está a vida na casa nova?”.

A experiência do cliente no mercado imobiliário define a compra

A experiência do relacionamento e o posicionamento do profissional de uma empresa nos leva a tomar decisões mais assertivas, a satisfazer nossas necessidades e tornar realidade os nossos desejos.

Só quando temos boas e reais experiências, é que conseguimos chegar ao fechamento da compra. Por exemplo, lidando com profissionais que fazem questão de realizar uma negociação justa para as partes, que nos entregam muito mais que o preço, mas o valor que aquele bem pode representar na nossa vida, alguém que está focado em trazer soluções para nossas ponderações, que além da qualidade no atendimento, nos respeita como consumidor.

Você é influenciado por essa jornada de atendimento bem sucedida. Gera uma experiência que vai além da descoberta e do reconhecimento do problema que te levou a procurar uma empresa no mercado.

Essa experiência, proporcionada por um atendimento excepcional, faz com que entremos em um fluxo que facilita as nossas escolhas e nos faz dizer “SIM” com a certeza de que estamos fazendo um bom negócio. Além disso, essa marca passa a ser uma referência para nós no segmento em que está inserida e naturalmente, vira objeto da nossa admiração.

Que a cada dia o mercado esteja mais repleto de boas marcas que queiram fazer com que vivamos experiências em cada processo de compra. Nós, clientes, merecemos esses momentos.

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